Foto oficial Rally dos sertões
O maior evento off-road das Américas está em contagem regressiva para início neste mês de agosto (24), na cidade de Campo Grande (MS). A chegada está marcada para 1 de setembro, na cidade de Aquiraz (CE).
A competição, que a organização reestruturou e propôs mudanças, como é o caso da nomenclatura (Sertões), passará por 40 cidades de 7 estados do país.
Como é nosso foco aqui no MOTO.com.br, o Sertões oferece grandes emoções nas provas de motos, com máquinas cada vez mais modernas, principalmente em sistemas de navegação.
Rally dos Sertões e as provas das motocicletas
As provas para motos, como acontece em outros veículos, exigem dos pilotos o lado competitivo e habilidades de pilotagem, navegação, resiliência e velocidade.
Os pilotos de motos podem esperar desafios ainda maiores nesta edição, pois cada ano as montadoras desenvolvem tecnologias superiores e treinamento especializado.
Conheça as categorias para motos:
Modalidade para pilotos iniciantes na competição, com motos produzidas no Brasil e de até 700cc.
As principais alterações permitidas nas motos, são:
- Pneus e rodas livres;
- Tanque de combustível e bancos livres;
- Escapamento pode ter até curvas de 115dB;
- Suspensão dianteira e amortecedor traseiro;
- Transmissão secundária.
Entre outros itens.
É a principal categoria das motos. Podem competir nesta categoria as motos protótipos a partir de 250cc até 1300cc, com preparação de alta performance livre.
Motos originais de fábrica com motor de até 700cc de 2 a 4 tempos, seguindo as normas da FIM - Federação Internacional de Motociclismo.
A preparação do motor é livre, segundo as normas do Rally dos Sertões. Mas apenas um motor original e um reserva podem ser utilizados, como acontece com a Marathon.
Apenas pilotos de 45 anos e acima podem participar. As motocicletas podem ser nacionais ou importadas, mas com as mesmas características técnicas da Super Production.
Categoria para pilotos de competição de Enduro e motos trail com motor de até 300cc e 2 a 4 tempos. As motos devem ser nacionais, mas a preparação é livre.
Talvez a categoria mais difícil, pois os pilotos não recebem qualquer tipo de assistência durante a competição. Ele é seu próprio mecânico, navegador, eletricista, e etc.
Apenas é oferecido espaço para a manutenção, cedido pela organização.
Destinada a pilotos que competem apenas com a moto Honda CRF250, produzidas no Brasil.
Um dos desafios para competidores do Rally dos Sertões é o transporte das máquinas. Uma alternativa, que já falamos aqui no site de notícias, é a
picape Ford Ranger. Leia.
Fonte:
Equipe MOTO.com.br
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