Zanoni é campeão da MX2 na Superliga de MX

Mesmo sem vencer em Canelinha (SC), neste fim de semana, piloto da Equipe Honda leva título antecipado da categoria.

Por Roberto Brandão

O piloto oficial da Equipe Honda Swian Zanoni conquistou neste domingo (24), em Canelinha (SC), mais um título na temporada 2010. O mineiro residente em Nova Friburgo (RJ) levou com uma etapa de antecipação o campeonato na categoria MX2 da Superliga Brasil de Motocross. Mesmo sem vencer a bateria, Swian obteve os pontos necessários para ser campeão. Na MX1, a decisão foi levada para a última etapa,  em Poços de Caldas nos dias 20 e 21 de novembro. A disputa está entre três pilotos Honda: Swian, Leandro Silva e João Paulino Marronzinho.

MX2
 
Swian Zanoni preferiu não arriscar e começou a bateria apenas na 10ª posição. Volta a volta, o piloto buscou as posições até terminar em quarto lugar, mais do que suficiente para assegurar o título da temporada na categoria.

"Tive um pouco de dificuldade no início da prova, mas optei por andar mais tranquilo e pontuar para ser campeão. Depois que ultrapassei o Ratinho [Marcello Lima], meu principal adversário, foi só administrar a corrida", diz Swian.

Antônio Jorge Balbi completou a corrida de ponta a ponta. Briga boa foi pela segunda colocação entre João Paulino "Marronzinho" e Jean Ramos. No final, Marronzinho levou a melhor e ficou com a vice-colocação.

"Foi uma prova difícil, mas consegui segurar a segunda posição. Estou muito feliz em vencer em Canelinha, local que considero a minha casa no motocross", destaca o catarinense. O satélite Honda Hector Assunção (Itamaracá Fox) finalizou em terceiro. O quinto lugar foi para o também piloto da Equipe Honda Jean Ramos.

MX1


Wellington Garcia saiu na frente, com Swian Zanoni atrás. Ainda na primeira volta, Swian tomou a liderança da prova, porém cometeu um pequeno erro que o levou ao chão. Quem assumiu a liderança por pouco tempo foi João Paulino Marronzinho, que logo perdeu a posição para Antônio Jorge Balbi, vencedor da etapa. Marronzinho ficou em segundo, seguido de Wellington Garcia. Leandro Silva, quarto colocado, teve que segurar Swian até as últimas curvas para a garantir a posição.

"Ainda não consegui fazer a prova do jeito que eu gostaria. No final, acabei sentindo um pouco os braços, mas deu para manter a colocação", explica Leandro. Swian, em quinto, segue na liderança da categoria com 88 pontos. "Agora é manter a cabeça para a etapa final e tentar levar mais esse título", completa Swian. Leandro e Marronzinho estão empatados na vice-colocação com 83.

O jovem Endrews Armstrong (Dunas Team) deu um show de pilotagem na MXJr. Logo na primeira curva, o paranaense se chocou com outros dois pilotos e viu seu principal oponente Anderson Amaral assumir a liderança da prova. Em corrida de recuperação, Endrews obteve a terceira colocação e manteve o primeiro lugar da categoria. "Demorei para levantar depois da queda. Daí em diante só pensava em buscar posições. Minha equipe só avisou que eu estava em terceiro no final da prova", conta Endrews.

Na MX3, o satélite Honda Cristiano Lopes (IMS Honda) saiu na frente, porém perdeu a liderança da prova logo na segunda volta para Davis Guimarães. Com isso, Cristiano terminou na vice-colocação da bateria.

Na avaliação do assessor de competições Honda, Wilson Yasuda, essa primeira temporada da Superliga demonstra a seriedade do campeonato. "Praticamente em todas as etapas tivemos boas disputas e pegas. Em relação ao time da Honda, os bons resultados da equipe demonstram todo o trabalho desenvolvido para evoluir a modalidade. O objetivo é fomentar o apoio aos pilotos, tanto os oficiais quanto os satélites. O investimento tem dado certo", finaliza Yasuda.

A Equipe Honda tem apoio da Mobil, Pirelli, Showa, ASW, Oakley, Reebok, Orbital, Riffel, Polisport, DID, Protaper, NGK, Circuit Equipment e Brasil Racing.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br