X-Fighters: Tom Pagès sai consagrado da Espanha
Piloto francês conquista terceira vitória consecutiva em Madri e escreve seu nome na história da competição
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Pela primeira vez na história do Red Bull X-Fighters um piloto de motocross freestyle conseguiu vencer o mais cobiçado troféu três vezes seguidas, em Madri, na Espanha, com uma performance brilhante de Tom Pagès na noite da última sexta-feira (10/07). Diante das arquibancadas lotadas, com 23 mil espectadores frenéticos, o piloto francês conseguiu a quinta vitória de sua carreira em um final inesquecível sobre o neozelandês Levi Sherwood. O líder mundial Clinton Moore terminou em terceiro, mas ainda está na liderança, à frente de Pagès, depois de três das cinco competições do evento de FMX de maior prestígio no mundo do motocross estilo livre.
Ignorando a sabedoria popular de que ninguém pode vencer um evento tão competitivo quanto o de Madri três vezes seguidas, Tom Pagès fechou a noite dramática com uma corrida mágica e cheia de saltos que desafiaram a gravidade, com até 15 metros de altura e 30 metros de distância. O francês, que também venceu o mundial de 2013, levou a multidão de Madri à loucura com uma corrida cheia de destaques, incluindo quatro dos saltos mais difíceis conhecidos pelo homem: o Volt, o Special Flip, o salto que é sua marca, o Alley-oop Flair, e o Bike Flip.
“Foi uma noite insana, mas me sinto muito bem”, disse Pagès. “Eu estava muito tenso, tentando vencer aqui pela terceira vez seguida. Esse lugar é tudo para mim. Adoro vencer aqui e vou voltar no ano que vem com novas manobras”.
Levi Sherwood lutou muito no final pela sua segunda vitória em Madri e a nona em sua carreira. Ele foi o primeiro piloto a derrotar Moore essa temporada, em uma semifinal emocionante, mas ficou atrás de Pagès, apesar da performance forte e do espetacular Transfer Flip Superman. O campeão do ano passado, Josh Sheehan (AUS), foi eliminado nas quartas de final, depois de cair no final de um Double Back Flip.
Dany Torres (ESP), o herói local, aumentou seu recorde de partidas para 22 no Red Bull X-Fighters, mas o piloto, que já venceu duas vezes em Madri, foi eliminado no Round 1, no progresso da competição.
A quarta etapa do X-Fighters World Tour está programada para a cidade de Pretória, na África do Sul, no dia 12 de setembro. E a grande final vai ser nos Emirados Árabes Unidos, no dia 30 de outubro.
Resultados de Madri: 1. Tom Pagès (FRA), 2. Levi Sherwood (NZL), 3. Clinton Moore (AUS), 4. David Rinaldo (FRA), 5. Josh Sheehan (AUS), 6. Adam Jones (USA), 7. Taka Higashino (JPN), 8. Rob Adelberg (AUS), 9. Maikel Melero (ESP), 10. Javier Villegas (CHI), 11, Dany Torres (ESP), 12. Rémi Bizouard (FRA)
Classificação do mundial: 1. Moore 200 pontos, 2. Pagès 180, 3. Sherwood 160, 4. Rinaldo 110, 5. Adelberg 90, 6. Torres 90, 7. Sheehan 90, 8. Jones 70, 9. Bizouard 65, 10. Villegas 45
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário