Windham leva decisão do AMA SX para Las Vegas

Vitória em Seattle mantém viva a esperança do norte-americano de lutar pelo título.

Por Adilson

Ao contrário do que se poderia imaginar, o título do AMA Supercross, tradicional competição off-road dos EUA, será decidido apenas na última rodada da temporada.

Sem a presença dos astros Ricky Carmichael e James Stewart, todos apostavam no domínio de Chad Reed, sujeito “acostumado” a ficar com o vice-campeonato.

No entanto, por conta de erros e acidentes, o australiano não conseguiu sustentar a ampla vantagem na liderança do torneio. Permitiu a aproximação dos rivais, no caso do norte-americano Kevin Windham.

No sábado passado, o piloto da Honda conquistou a sua segunda vitória consecutiva na categoria, mantendo assim a esperança de ficar com a taça de 2008.

Reed, com sua Yamaha, chegou para essa corrida com 13 pontos de vantagem para Windham e ainda se recuperando de uma lesão no ombro depois de um acidente em Detroit, há três semanas.

Em Seattle, o australiano, que tinha o objetivo de fazer o maior número de pontos possível, envolveu-se num acidente logo na primeira curva, voltando para a corrida na última posição.

Mas Windham também teve problemas logo depois, com uma faixa que enrolou no seu pneu traseiro enquanto liderava na segunda volta da prova. O americano foi forçado a parar para remover o banner, caindo para a sexta colocação. Apesar do imprevisto, recuperou-se bem e retomou a liderança na 17ª volta.

Enquanto isso, Reed fazia uma ótima corrida de recuperação conseguindo o segundo lugar na última volta, ao ultrapassar a Honda de Andrew Short.

“Na primeira curva eu bati no pneu de trás de Davi Millsaps e caí. Quando estava indo para o bolo eu vi um monte de moto na minha frente e sabia que estava fora da zona de pontuação, mas consegui fazer uma boa prova de recuperação”, disse Reed, que vai para a etapa decisiva do certame com dez pontos de vantagem sobre Windham.

“Foi realmente uma loucura essa prova. A pista foi a mais dura que eu vi em muito tempo e a corrida muito intensa, com muitas ultrapassagens o tempo inteiro. A parte mais difícil foi quando me aproximei do pelotão para evitar outras colisões”, declarou.

“Ainda não estou na minha melhor forma, pois meu ombro ainda dói um pouco, mas estou focado para Las Vegas. Eu poderia ter terminado com o campeonato aqui, mas agora será tudo decidido na última etapa. O próximo fim de semana será bastante excitante”, apostou o australiano.

A 17ª rodada do AMA Supercross será disputada na noite do próximo sábado, em Las Vegas.

Resultado em Seattle:
1) Kevin Windham (Honda)
2) Chad Reed (Yamaha)
3) Andrew Short (Honda)
4) Davi Millsaps (Honda)
5) Tim Ferry (Kawasaki)
6) Josh Grant (Honda)
7) Josh Hill (Yamaha)
8) Nick Wey (KTM)
9) David Vuillemin (Suzuki)
10) Heath Voss (Honda)

Classificação:
1) Chad Reed, 340 pontos
2) Kevin Windham, 330
3) Davi Millsaps, 262
4) Andrew Short, 261
5) Joshua Hill, 210
6) Tim Ferry, 206
7) Nathan Ramsey, 173
8) David Vuillemin, 158
9) Nick Wey, , 144
10) Paul Carpenter, 136
29) Antonio Jorge Balbi Jr., 29


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br