Trilha e preservação do meio ambiente

1º Ecotrilhão de Macacos reuniu centenas de pessoas para uma aventura de consciência social.

Por Leandro Alvares

Com o objetivo de conscientizar os praticantes do trail sobre a importância de preservar o meio ambiente e de respeitar a sociedade afetada de alguma forma pela prática do esporte, foi realizado no dia 13 deste mês o 1º Ecotrilhão de Macacos.

A aventura pela belíssima região de Macacos (MG) reuniu cerca de 200 pessoas para um percurso de aproximadamente 60 km, passando pelas trilhas Perdidas, Desaparecidas, Corcovas, Inflação, Salaminho, Matinha, 50 metros, Tapete Branco, Speed Way, entre outras.

Antes de encararem o roteiro, porém, os participantes tiveram de plantaram mudas de árvores para neutralizar a emissão de gás carbono das motos. Ao final do passeio, todos se encontraram em um bar local para uma confraternização regada de muita música.

“Estamos muitos satisfeitos com o resultado do evento, prova disso é que já está marcado o 2º Ecotrilhão de Macacos para junho de 2009”, afirmou Ricardo Celeghini, um dos organizadores do Ecotrilhão.

Para Henrique Lagares, outro envolvido na organização, “este evento deve servir de exemplo para os organizadores de passeios nas trilhas de todo o país. A maior parte dos segmentos do mercado brasileiro já aderiu às ações de preservação do meio-ambiente e o Trail não pode ficar de fora desta importante causa”.

Durante o Ecotrilhão, foi lançado também o projeto “Além das Trilhas”, que tem por objetivo conscientizar e educar ambientalmente e socialmente todos aqueles que praticam o trail ou estão ligados ao esporte de alguma forma.

Entre outras práticas, a ação consistirá no cadastramento dos praticantes, realização de campanhas educativas, sinalização, manutenção e recuperação de trilhas e recuperação de mananciais próximos às trilhas com o plantio de árvores.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br