Toni Bou vence mais um mundial de TrialGP!
Em Portugal, na cidade de Gouveia, mais um espetáculo do espanhol!
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Acabou! Fim da temporada de TrialGP!
A cidade de Gouveia em Portugal foi palco do 29º título da carreira de Toni Bou e ainda mais, das nove vitórias possíveis no ano, essa foi a sétima dele, sendo que em todas ele esteve no pódio!
Paralelamente, a equipe Repsol Honda adquiriu o 125º título do Campeonato Mundial de Trial.
Para quem não conhece esse espanhol nascido na Catalunha, Toni Bou que em 17 de outubro completa 35 anos, é o piloto de maior sucesso na história do Trial, ganhando seu primeiro título mundial com apenas 20 anos e 5 meses. Além disso tem mais, foi o segundo piloto mais jovem a ganhar um título mundial e o primeiro com motocicletas 4 tempos, pois no trial as motos 2 tempos prevalecem.
Mas, a história começa antes, bem antes!
Entenda: No Trial existem provas ao ar livre (outdoor) e em ambiente fechado (indoor), são provas diferentes com obstáculos diferentes.
Aos 12 anos de idade ganhou o primeiro título (Catalan Cadet Trials Championship, 1999). Em 2001 mais um título, aos 14 anos foi o campeão espanhol Junior Trial. A estréia no Mundial de Trial foi em 2003 em Bangor, Irlanda, terminando a temporada em 13º no Mundial Outdoor de Trial e em 1º no Campeonato Europeu Outdoor de Trial. Sua primeira vitória em um Mundial foi em 2006, quando terminou em 5º no campeonato outdoor e em 3º no indoor. No mesmo ano foi campeão espanhol de provas outdoor.
Em 2007 foi pela primeira vez Campeão do Mundo de Trial, tanto no campeonato indoor como outdoor. Ele foi capaz de repetir esse feito em 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019
Em termos de conquistas da Seleção Nacional, fez parte da Seleção Espanhola, que obteve vitórias no Trial das Nações nos anos de 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009. Também conseguiu o mesmo na versão indoor da competição nos anos. 2006, 2007 e 2008.
A temporada de 2009 foi perfeita para ele, alcançando todos os seus objetivos, já que ele ganhou todos os 5 títulos principais, incluindo os títulos mundiais indoor e outdoor, os títulos espanhóis indoor e outdoor e o título Trial das Nações. Essa façanha só foi alcançada uma vez antes, por Adam Raga em 2005. Em 2018, o alto nível de concorrência de seus compatriotas Jeroni Fajardo e Adam Raga, Bou mais uma vez manteve seus títulos mundiais indoor e outdoor
E assim vai… se você curte moto, com certeza já recebeu algum vídeo desse “monstro" do Trial e ficou perplexo com o que ele é capaz de fazer em cima dessas máquinas!
Se liga no que ele falou após a conquista:
“Este ano tem sido muito especial para mim porque no início as coisas complicaram-se muito com a lesão um mês após o início do campeonato. No final virá um ano em que não poderei vencer - venho ganhando há 15 consecutivos anos - mas o fato de me machucar um pouco antes do início da Copa do Mundo foi especial e eu não queria perder um campeonato dessa forma. Mais uma vez lutamos 100%, fomos tomando forma à medida que o campeonato avançava e o fato de estar com um ritmo de trabalho muito bom antes de me machucar também me ajudou a me recuperar mais rápido. Estou muito feliz por poder fazer mais um Mundial. Mais uma vez, muito obrigado a toda equipe.
Hoje também foi um dia muito especial para todos com a última corrida de Fujinami. É muito difícil pensar na equipe HRC sem ele. Desejo a ele o melhor em seu futuro. "
Seu companheiro de equipe, Takahisa Fujinami, terminou sua última prova em sétimo lugar. O piloto nipónico subiu alguns lugares na segunda fase da prova portuguesa e ficou apenas 3 pontos atrás do quinto colocado. Assim, Fujinami que se aposenta agora, termina sua última temporada no TrialGP com a sexta posição na classificação geral, com 94 pontos.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário