Calor e poeira marcaram a 1ª etapa do HEBS e BITES
Os pilotos de Hard Enduro enfrentaram as trilhas de Morungaba em uma corrida noturna. Já os pilotos da BITES, mostraram que Big Trail faz trilha!
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
Aconteceu no último final de semana, na cidade de Morungaba, no interior de São Paulo, a primeira etapa do Hard Enduro Brasil Series e Big Trail Enduro Series.
As duas categorias (HEBS e BITES) aconteceram no mesmo espaço, enquanto as motos de enduro fizeram um prólogo durante a tarde e foram para as trilhas à noite, as Big Trails fizeram um prólogo noturno e só aceleraram nas trilhas, domingo de manhã.
Confira como foi a primeira etapa:
Ver essa foto no Instagram
Após um ano de incertezas e com algumas mudanças de datas, o principal campeonato de Hard Enduro está de volta para alegria dos fãs! Os pilotos voltaram a acelerar e levantar poeira.
O prólogo do HEBS, neste ano, foi no formato de Cross Country e aconteceu no CT Tranqueiras Racing Feijão com Tranqueira. A principal categoria fez 1 hora de prova em um circuito que mesclava super enduro e trilha. A silver rodou por 40 minutos, enquanto que as demais fizeram disputas de 20 minutos.
O sol forte e o tempo seco deixaram tudo mais difícil. Na disputa da categoria principal, Eduardo Furtado saiu na frente e subiu bonito o morro da largada, seguido por Rigor Rico e Crispy Arriegada. Dudu segurou a primeira colocação por duas voltas, mas Rigor assumiu a ponta. Daí em diante começou uma disputa bonita entre o argentino e o brasileiro. Crispy atacou e quase passou Rico na 4 volta, porém enroscou na subida da largada e viu o mineiro abrir. Porém, na 6 volta Arriegada passou e Rigor diminuiu seu ritmo, mantendo-se em segundo lugar até o final.
Para o main event, os primeiros pilotos começaram a largar às 18:00 e ainda contavam com um pouco de luz natural. Mas já nos primeiros trechos, as luzes das motos e capacetes tiveram que ser acesos. Para os pilotos menos experientes, da categoria Iron, a experiência é sempre muito marcante. O Night Track já faz parte do calendário do HEBS desde 2017 e conta com muitos pilotos veteranos.
Rigor Rico tinha um penal de 1" e precisava passar Crispy Arriegada. Nas trilhas mais travadas, o mineiro mostrou sua qualidade e garantiu a vitória em cima do argentino, finalizando as duas voltas em 2h13m.
Na categoria das Big Trails, o prólogo aconteceu durante a noite em uma pista que misturava trechos de motocross e trechos de cross country. Apesar de ter sido apenas um treino cronometrado, rolou até ultrapassagens que subiram a adrenalina dos que assistiam.
No BITES, as categorias são divididas por cilindradas e não por dificuldade como no HEBS, com exceção das novidades: Iniciantes e Feminina. O atual campeão pela categoria Big Pró, destinada a motos de 751cc a 1198cc, André Nogueira, estava presente com sua KTM 990 e garantiu a segunda posição no grid. A novidade foi o estreante, Lucas Delasta, também de KTM 990, que acelerou forte e garantiu a primeira colocação para o dia seguinte.
A corrida principal das Big Trails ficou para domingo de manhã, pelas trilhas técnicas de Morungaba. Nas primeiras voltas, Delasta e Nogueira rodaram no mesmo tempo, porém Lucas manteve seu ritmo até o final e garantiu a vitória na Big Pró.
Agora os dois campeonatos se separam, sendo a próxima etapa do HEBS em Patrocínio MG, dias 02 e 03 de outubro e o BITES acontece em Poços de Caldas MG, nos dias 16 e 17 de outubro.
O HEBS/BITES têm patrocínio da Mitas, KTM, BMS Racing, 3R Motos e bikes, Dirt Dad, MotoArts eM OTO.com.br
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário