Piloto brasileiro apresenta primeiro backflip com uma Honda CRF 250F
A manobra inédita e histórica de freestyle motocross foi realizada pelo piloto Fred Kyrillos com uma moto de fabricação nacional
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
O piloto de freestyle motocross, Fred Kyrillos, é penta campeão brasileiro de fresstyle motocross (FMX) e tricampeão do Duelo de Motos, já participou diversas vezes do Mundial da modalidade, além de outros eventos internacionais. E foi o primeiro piloto a executar o backflip, ou a famosa “cambalhota para trás” em uma motocicleta de fabricação nacional, a Honda CRF 250F.
O backflip é considerado uma manobra de altíssimo nível. Para o projeto inédito e histórico foi envolvido muito trabalho e dedicação. “Estou muito feliz em ser o primeiro piloto a fazer um backflip em uma moto nacional. Quem me conhece, sabe que meu maior objetivo é colocar a bandeira verde e amarela em evidência lá fora, fomentar o esporte e mostrar que é possível fazer um conteúdo de qualidade aqui no Brasil”, destaca o paulista Kyrillos.
Para chegar na realização da manobra, foram semanas de planejamento e preparação, principalmente da CRF 250F, que passou por adaptações na suspensão e ajustes no motor, injeção e eletrônica. “Não é uma moto de motocross, mas eu sabia que com o trabalho dos especialistas, para deixá-la ideal para me lançar de maneira correta na rampa e para o impacto do pouso, e com a minha técnica, a chance de dar certo era grande”, explica Kyrillos.
A Honda CRF 250F é a motocicleta de entrada para o off-road, por ser uma motocicleta versátil e acessível, ela é utilizada por grandes pilotos da equipe Honda Racing nas modalidades de enduro. Kyrillos complementa, “óbvio que não é para qualquer um fazer backflip com essa moto, porque a manobra exige muita experiência e uma estrutura própria para isso. Eu, por exemplo, já executo esse salto há mais de dez anos”.
Além da moto, a preparação de Fred Kyrillos nesse projeto foi bem detalhista. “Primeiro eu comecei a andar com a CRF 250F para senti-la. Com ela pronta, passei a treinar motocross em diversas pistas para definir o guidão que seria mais confortável. Fiz inúmeros saltos para analisar como o motor responderia no ar e sentir a posição de pilotagem. Depois, o processo seguiu para os treinos específicos de backflip, com o airbag gigante, onde o piloto pode cair de qualquer jeito para montar a manobra. Ajustamos a marcha e trocamos a relação da moto. Foram vários saltos acelerando a rotação de ponta cabeça, fazendo o giro mais rápido e desacelerando no meio do ar, justamente para testar tudo o que poderia acontecer para não ter surpresas”, descreve Kyrillos.
O comportamento da moto surpreendeu e não faltou potência. “É claro que ela estava preparada. A dirigibilidade da CRF 250F tanto na rampa quanto no ar foi tão boa quanto a minha CRF 450R de competição. Fiquei confortável desde o início, o que me deixou mais confiante para fazer o salto e escrever esse momento na história do nosso esporte”, finaliza.
Todo o salto foi gravado e compartilhado nas redes sociais @fredkyrillos e também no @hondaracingbr. Confira o salto em vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário