Organização revela detalhes do Dakar 2009
Edição inédita pela América do Sul (Argentina-Chile) acontecerá entre 3 e 17 de janeiro.
Por Leandro Alvares
Por Leandro Alvares
Os organizadores do Rally Dakar divulgaram ontem o percurso completo da edição 2009 do evento off-road, que pela primeira vez na história será disputado na América do Sul. A competição será realizada entre os dias 3 e 17 de janeiro, totalizando 9500 km de extensão, 5650 km de especiais.
Em meio a belas paisagens da Argentina e do Chile, os competidores passarão por dunas e montanhas, incluindo as planícies da Patagônia, o deserto do Atacama e uma passagem pela Cordilheira dos Andes. A largada e a chegada têm como palco Buenos Aires.
Com predominância de solos desertos repletos de dunas, o Dakar exigirá atenção dos pilotos e resistência das máquinas, segundo o brasileiro José Hélio, que disputará a competição com a motocicleta Honda 450X, a mesma que acompanhou o paulista no tetracampeonato do Rally Internacional dos Sertões deste ano. “Este roteiro confirmou o que eu esperava. Teremos muitas novidades e, com certeza, este será um dos ralis mais difíceis da história”, enfatizou.
O percurso desconhecido para os competidores é outro destaque na opinião do piloto. “Vai ser uma prova muito dura, com características 100% de deserto. Isso me agrada muito. Por ser um percurso desconhecido para todos é difícil dizer se isso favorece ou desfavorece”, concluiu.
A edição 2009 do Dakar contará com a participação de 530 competidores, sendo 230 motos, 30 quadriciclos, 188 carros e 82 caminhões de 49 países.
Confira a programação:
2/1: Largada promocional em Buenos Aires
3/1: 1ª etapa (Buenos Aires / Santa Rosa)
Deslocamento: 166km
Especial: 371 km
Deslocamento: 166 km
Total: 733 km
Esta etapa será a ocasião para descobrir a vasta planície. Os competidores do Dakar nunca começaram com uma especial tão extensa. Com quase 400 km de pista, pode ser também a mais rápida do trajeto. Ideal para solucionar todos os problemas de adaptação e a diferença horária.
4/1: 2ª etapa (Santa Rosa / Puerto Madryn)
Deslocamento: 7 km
Especial: 237 km
Deslocamento: 600 km
Total: 837 km
A maior etapa do Dakar não será necessariamente a mais difícil. Será necessário cuidado, especialmente com o equipamento. Traz uma primeira parte de especial bem rápida com trechos de areia. A precisão dos navegadores será essencial.
5/1: 3ª etapa (Puerto Madryn / Jacobacci)
Deslocamento: 70 km
Especial: 616 km
Deslocamento: 8 km
Total: 694 km
Com uma especial de mais de 600 quilômetros, os competidores estarão na estrada da Patagônia, que vem acompanhada de uma troca significativa de terreno. A paisagem é mais ondulada e positiva para os que gostam de grandes curvas. Devem se orientar pelos lagos que cercam o caminho e pela grande quantidade de flamingos rosas presentes no local.
6/1: 4ª etapa (Jacobacci / Neuquén)
Deslocamento: 4 km
Especial: 459 km
Deslocamento: 25 km
Total: 488 km
No começo desta etapa, os trechos de pedra vão exigir muito dos braços dos motociclistas. As primeiras porções de areia e os vários trechos fora da pista encantarão os amadores. É preciso cuidado, pois os erros podem começar a custar caro. Os favoritos podem começar a aparecer.
7/1: 5ª etapa (Neuquén / San Rafael)
Deslocamento: 173 km
Especial: 506 km
Deslocamento: 84 km
Total: 763 km
O teste mais importante da primeira semana talvez será o caminho para San Rafael. A grande quilometragem obrigará os competidores a manter um nível de concentração constante. Os pilotos também estarão confrontados a verdadeiros trechos de dunas. Grandes trechos fora da pista vão se alternar com partes muito mais técnicas, na subida dos rios. A Cordilheira ocupa o horizonte.
8/1: 6ª etapa (San Rafael / Mendoza)
Deslocamento: 76 km
Especial: 395 km
Deslocamento: 154 km
Total: 625 km
O programa do dia está repleto de obstáculos, já que no começo da especial terão que passar por cerca de 60 quilômetros de dunas. O traçado é propício à velocidade na segunda parte. Ao chegar a Mendoza, o rali entra no maciço andino.
9/1: 7ª etapa (Mendoza / Valparaíso)
Deslocamento: 80 km
Especial: 419 km
Deslocamento: 317 km
Total: 816 km
A variedade de terrenos e de paisagens, elementos constantes do Dakar 2009, se manifesta outra vez nesta etapa, onde a maioria dos competidores conhecerá a Cordilheira dos Andes. Antes de enfrentá-la, deverão deixar para trás uma série de dunas e uma de fesh-fesh idêntica a do Saara. Na montanha, se tratará da única especial com mais de três mil metros de altitude em caminhos técnicos. Logo os competidores passarão a fronteira para chegar a Valparaíso.
10/1: Dia de Descanso (Valparaíso)
11/1: 8ª etapa (Valparaíso / La Serena)
Deslocamento: 245 km
Especial: 294 km
Deslocamento: 113 km
Total: 652 km
Traz uma jornada de descanso nas orelhas do Oceano Pacífico. Os “experts” em controlar os carros, as trajetórias e as grandes freadas terão vantagem. Mas, para os líderes do rali há muito a perder nesta etapa.
12/1: 9ª etapa (La Serena / Copiapó)
Deslocamento: 88 km
Especial: 449 km
Deslocamento: 0 km
Total: 537 km
A pontuação do Deserto do Atacama, considerado o mais árido do mundo, poderá ser sentida pelos competidores. Aqueles que esperam encontrar muitas dunas ficarão plenamente satisfeitos. Mas também terão uma boa quantidade de pedras. Esta etapa terá muitas trocas de terreno. O posicionamento das dificuldades, com grandes porções de dunas no final, irá forçar aos pilotos manter suas forças e mostrar a polivalência.
13/1: 10ª etapa (Copiapó)
Deslocamento: 20 km
Especial: 666 km
Deslocamento: 0 km
Total: 686 km
A especial deste dia é simplesmente a mais longa e a mais difícil do rali. Como no dia anterior, é ao final do dia que os competidores encontrarão uma série de dunas de cerca de 100 quilômetros. Neste âmbito, inclusive os maiores especialistas terão um sentimento de novidade. As dunas chilenas são verdadeiras montanhas de areia que terão de aprender a escalar. Com o intenso calor da região, ninguém conhece o comportamento da areia.
14/1: 11ª etapa (Copiapó / Fiambalá)
Deslocamento: 20 km
Especial: 215 km
Deslocamento: 445 km
Total: 680 km
Na etapa mais majestosa do rali, a dedicação dos navegadores será muito importante. Pela manhã, os veículos saem do Oceano Pacífico para seguir em direção à fronteira. O retorno à Argentina será em um marco encantador, no Passo São Francisco, a cerca de 4700 metros de altura. Existe a possibilidade do rali encontrar o inverno boliviano, um fenômeno raro que provoca às vezes nevada em pleno verão.
15/1: 12ª etapa (Fiambalá / La Rioja)
Deslocamento: 4 km
Especial: 253 km
Deslocamento: 261 km
Total: 518 km
A especial do dia é um concentrado de técnicas. Vários tipos de dunas estarão presentes, incluindo as temidas dunas brancas. A três dias da chegada, esta etapa pode mudar a hierarquia, especialmente pelos veículos de assistência não terem acesso. A regra absoluta é saber poupar o veículo.
16/1: 13ª etapa (La Rioja / Córdoba)
Deslocamento: 161 km
Especial: 545 km
Deslocamento: 47 km
Total: 753 km
Depois dos milhares de quilômetros percorridos, esta penúltima etapa constitui um desafio físico de primeira ordem. Os pilotos de ponta deverão manter suas posições, enquanto os amadores deverão preservar o excesso de confiança. Os erros poderão deixar recordações amargas, já que será a jornada dos cactos.
17/1: 14ª etapa (Córdoba / Buenos Aires)
Deslocamento: 224 km
Especial: 227 km
Deslocamento: 341 km
Total: 792 km
Depois de explorarem os estados-continentes, os competidores encontrarão um tipo de paisagem familiar. Neste longo caminho a percorrer, a concentração é a ordem do dia. Aqueles que chegarem classificados a Buenos Aires terão terminado a competição mais impressionante realizada e seguirão sendo os primeiros para sempre.
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