Mundial de MX quer superar sucesso de 2009
Com novos patrocinadores, competição quer marcar presença no Brasil mostrando grandiosidade e força.
Por Roberto Brandão
Por Roberto Brandão
Depois de dez anos, o Mundial de Motocross voltou ao Brasil em 2009 e, logo no seu primeiro ano, já deu mostras da grandiosidade e força do evento. A edição do ano passado teve um investimento de mais de R$ 4 milhões, mais de 35 mil pessoas presentes nas arquibancadas e transmissão para mais de 500 milhões de telespectadores, em todo o mundo.
Além disso, a etapa do Brasil foi a que teve maior retorno de mídia entre todas as da temporada, mostrando que o país estava carente de competições deste nível. Os resultados foram tão impressionantes que a FIM pode realizar não apenas uma, mas duas etapas do Mundial no país, em 2011, criando o Grande Prêmio América do Sul de MX.
Enquanto isso, a expectativa é que, em 2010, a competição seja ainda maior do que na última edição. Em novo local, a prova deixa a cidade de Canelinha (SC) e passa a ser realizada em Campo Grande (MS). “A expectativa é de que o público seja superior a 45 mil pessoas e que a o retorno de mídia seja ainda maior do que no ano passado” ressalta Firmo Henrique Alves, presidente da Federação de Motociclismo do MS.
Com patrocinadores de grande porte, recentemente a Bracco Internacional, empresa responsável pela organização anunciou a entrada de novos parceiros de fora do meio motociclístico, como o Enersul e o Banco Rural e a Bumerang, além de novos patrocinadores que devem ser anunciados ainda este mês. A competição será transmitida ao vivo pelas três maiores televisões por assinatura do país: Sportv, ESPN Brasil e Bandsports. Ano passado, o Sportv não transmitiu a competição.
Este ano o mercado, também, está ainda mais aquecido do que nos anos anteriores. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) o país é o terceiro que mais compra motos no mundo, dando mostras da força do segmento.
Segundo dados da mesma empresa, o Brasil já tem hoje uma frota superior a 15 milhões de motos e teve um crescimento 20% maior em relação ao ano passado. “A expectativa é que, este ano, tenhamos uma competição ainda maior que no ano passado. A prova este ano acontece em uma capital, em uma metrópole maior e a Youthstream irá investir ainda mais na etapa. Acreditamos muito, uma vez mais, no sucesso do evento”, comentou Federico Carli, diretor da Bracco Internacional, empresa detentora dos direitos do evento para a América Latina.
O GP Brasil de Motocross 2010 tem o patrocínio do Governo do Estado do Mato Groso do Sul, Honda, Enersul, Banco Rural, Mormaii, Red Bull, Teka Group, Sidi, KTM e Rebootizer. Realização Bracco Internacional e YouthStream. Supervisão CBM, Federação de Motociclismo do Mato Grosso do Sul e Federação Internacional de Motociclismo.
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