Leandro Alvares
O lema do ecologicamente correto, em forte discussão nos últimos tempos, também estará em evidência na 15ª edição do Rally dos Sertões, que acontece entre os dias 8 e 18 deste mês, partindo de Goiânia em direção a Salvador.
A Infinity Rally Team será a primeira equipe a participar da maior prova off-road das Américas com demonstrações visíveis de preocupação com o aquecimento global. O time correrá com duas motos KTM 525 EXC movidas a álcool, que estarão sob comando dos experientes pilotos Sylvio Barros e Fabrício Bianchini.
“Será uma experiência muito interessante, além de um desafio e um exemplo de ação ambiental”, afirmou Barros, que já representou o Brasil no famoso Rally Dakar. “Estou adorando participar de uma competição e ao mesmo tempo transmitir um valor para os demais competidores. Além disso, sinto-me motivado para brigar por um bom resultado, porque a moto está muito boa”, destacou.
Com seis edições do Sertões em seu currículo, Bianchini também fez questão de ressaltar sua ansiedade para percorrer os 4.776 quilômetros da prova com a bandeira do ecologicamente correto. “Treinamos bastante com a moto, que ficou mais pesada após ser transformada para trabalhar com álcool, mas em compensação se tornou mais confiável para encarar o rally, pois o motor passou a trabalhar em menores temperaturas se comparado aos movidos à gasolina”, declarou.
Uma grata surpresa, para ambos os corredores, foi observada no velocímetro. A moto ganhou cerca de 15 km/h de velocidade final. “Em alguns trechos da prova, isso pode fazer diferença e nos ajudar na briga por posições”, apostou Barros. “Devemos passar da casa dos 170 km/h”, previu.
O único ponto fraco, porém já previsto na transformação, foi o aumento do consumo de combustível. “Nos primeiros testes, chegou a ser assustadora a forma como ela ‘bebia’. Mas depois de muitos acertos, ajustes e instalação de um tanque de combustível extra, chegamos a um bom consumo, de aproximadamente 12 km/l”, disse o mecânico José Carlos de Moraes, mais conhecido como Pitico.
Segundo ele, a KTM 525 EXC passou em todos os testes de resistência realizados, apresentou um satisfatório índice de evolução durante o período de desenvolvimento — que levou cerca de dois meses — e está pronta para enfrentar o Rally dos Sertões. “Agora cabe aos pilotos acelerarem forte no trajeto”.
Para Barros, por conta da presença de muitos corredores estrangeiros, um bom resultado seria completar a disputa entre os 20 melhores na classificação geral. “Essa é a meta, mas tanto eu quanto o Fabrício forçaremos ao máximo para chegar no top 10”, avaliou.
Além das motos, os carros de apoio da Infinity Rally Team utilizarão combustíveis renováveis (álcool ou biodiesel). “Faremos ainda uma série de ações informativas e educativas em todas as cidades por onde o comboio passar”, destacou Bianchini.
A campanha inclui distribuição de cartilhas, canetas e saquinhos de lixo para a população. Tudo feito em material reciclado, explicando o conceito da equipe e apresentando dicas de uma atuação sócio-ambientalmente correta.
“Toda a emissão de poluentes gerada durante a prova, incluindo os deslocamentos a partir de São Paulo e os testes realizados, será compensada com o plantio de cerca de 155 árvores, que vão ser cuidadas pelos próximos 20 anos”, ressaltou o piloto.
A edição de 15 anos do Rally Internacional dos Sertões terá início no dia 8 deste mês, com a largada promocional na cidade de Goiânia. No total, serão 243 participantes, entre pilotos e navegadores, distribuídos em 161 veículos. Serão 83 motos, 58 carros, 12 caminhões e oito quadriciclos.
A caravana percorrerá um total de 4.776 quilômetros, sendo 2.741 cronometrados, passando por Minaçu (GO), Palmas (TO), Alto Parnaíba (MA), São Raimundo Nonato (PI), Barra (BA), Lençóis (BA), Juazeiro (BA), Aracaju (SE) e Salvador (BA). A chegada à capital da Bahia está prevista para o dia 17.
Entre os estrangeiros que prometem tornar a disputa pela vitória da categoria motos mais acalorada, o destaque fica para Cyril Després. Atual campeão do Sertões do Rally Dakar, o francês chega ao território brasileiro em busca do bi e antes mesmo da largada já pode ser considerado um dos favoritos ao título.
Outro francês que vem ao Sertões pela segunda vez consecutiva é David Casteu, que fez sua estréia em trilhas nacionais no ano passado e logo de cara sagrou-se vice-campeão. A galeria de feras “importadas” tem ainda Jacek Czachor, tetracampeão polonês de enduro e 24º colocado no último Sertões, e o norueguês Pal Anders Ullevalseter, quarto colocado no Dakar 2007.
Além deles, nas motos, estão confirmados os argentinos Edgardo Vega e Horário Escudero; o chileno Jaime Prohens, que participou das duas últimas edições do Rally dos Sertões; o polonês Marek Dabrowsk, o uruguaio Javier Fernandes e os portugueses João Rosa, Luis Ferreira, Helder Rodrigues, Ruben Faria e Pedro Bianchi Prata.
É bom lembrar também que o Rally dos Sertões valerá como etapa do Mundial de Rally Cross Country para motos e quadriciclos. Estes veículos, aliás, serão divididos em oito e quatro categorias, respectivamente.
Categorias das motos
- Brasil até 450cc
- Brasil aberta
- Marathon até 450cc
- Marathon aberta
- Production até 450cc
- Production aberta
- Super Production até 450cc
- Super Production aberta
Quadriciclos- de 250cc até 350cc 2T
- de 350cc até 450cc 2T
- até 750cc 4T
- Força livre acima de 750cc 4T (exclusiva do Sertões — não pontua no Mundial)
Confira um resumo das nove etapas, comentadas por Marcos Ermírio de Moraes, presidente da empresa organizadora do Rally:
Etapa 1
Goiânia (GO) – Minaçu (GO)
Deslocamento Inicial: 249 Km
Trecho Especial: 334 Km
Deslocamento Final: 7 Km
“Será uma especial completa, com piso predominante de cascalho. Parte dela será pela famosa especial do ‘Tranca’, que já realizamos em outras edições. Passaremos mais uma vez pelo nosso velho conhecido Rio Bagagem e teremos belíssimas paisagens em Goiás”.
Etapa 2
Minaçu (GO) – Palmas (TO)
DI: 20 Km
TE: 392 Km
DF: 271 Km
“Teremos uma especial de retas longas de piso bom, principalmente nos últimos 60 km, um trecho muito rápido. Lembrando que as motos não terão limite de velocidade e os carros são limitados em 150km/h”.
Etapa 3
Palmas (TO) Alto Parnaíba (MA) – Etapa Maratona
DI: 125 Km
TE: 358 Km
DF: 2 Km
“É um trecho inédito no Rally dos Sertões. Passaremos pelo norte do Jalapão. Neste dia, ao chegar em Alto Parnaíba, os competidores só poderão abastecer, sem fazer nenhuma manutenção nos veículos. Para levantar essa especial tivemos a ajuda do Google Earth, principalmente na junção do fim da etapa até a cidade-destino. Vamos passar por regiões com plantações e raízes no caminho. A etapa será menor para os caminhões, terá cerca de 100 km, e provavelmente será interrompida na cidade de Lizarda”.
Etapa 4
Alto Parnaíba (MA) – São Raimundo Nonato (PI)
DI: 4 Km
TE: 309 Km
DF: 330 Km
“Neste dia teremos todos os ingredientes do cross-country, com vários tipos de terreno: terra, lama, talco, e cascalho em subida de serras. Os competidores só poderão realizar os concertos nos veículos após largarem neste dia”.
Etapa 5
São Raimundo Nonato (PI) – Barra (BA) – Etapa Maratona
DI: 51 Km
TE: 394 Km
DF: 48 Km
“Batizamos essa especial de ‘Sertões 15 anos’. É um dia fantástico. Passará por um longo trecho de areia e uma parte da especial que comemorou os 10 anos de rali. Pela primeira vez na história, carros e caminhões terão um neutralizado para reabastecimento. Fizemos alguns testes com dois tipos de carro e o consumo nessa região cai para 3 km/L”.
Etapa 6
Barra (BA) – Lençóis (BA)
DI: 110 Km
TE: 241 Km
DF: 153 Km
“Aqui o rali começa a ficar mais ameno. Será uma etapa com pouca areia, poucas pedras e erosões. Os pilotos terão 90 km para acelerar bastante”.
Etapa 7
Lençóis (BA) – Senhor do Bonfim (BA)
DI: 265 Km
TE: 170 Km
DF: 43 Km
“Deixa de ter areia, passa a um chão mais duro, com cascalho. Volta a ter erosão, pedras e pontes, como no início da prova”.
Etapa 8
Senhor do Bonfim (BA) – Aracaju (SE)
DI: 18 Km
TE: 170 Km
DF: 298 Km
“Será uma etapa mais travada, com trechos de serra e exigindo bastante da navegação. As referências não serão muito óbvias e terá diversas saídas da via principal”.
Etapa 9
Aracaju (SE) – Salvador (BA)
DI: 195 Km
TE: 103 Km
DF: 107 Km
“Os primeiros 26 km vão beirar a praia, com estradas de areia por dentro de coqueirais. Terão passagens por pequenos córregos, em um trecho muito prazeroso para todos os veículos. É um dia de relaxamento, muito gostoso de acelerar. Nessa época do ano costuma chover na região de Salvador, poderá ter poças pelo caminho. Os últimos quilômetros serão parecidos com o Rally dos Amigos: trilhas de areia com reflorestamento de eucaliptos. A chegada será no Farol da Barra, provavelmente ao som de um trio elétrico”.
Programação:
05/08: Abertura da Secretaria de Prova
06/08: Secretaria de Prova / Vistorias técnicas
07/08: Secretaria de Prova / Vistorias técnicas
08/08: Prólogo, largada promocional e show do Jota Quest
09/08: Largada de Goiânia (GO) / Minaçu (GO)
10/08: Minaçu (GO) / Palmas (TO)
11/08: Palmas (TO) / Alto Parnaíba (MA) * Etapa Maratona
12/08: Alto Parnaíba (MA) / São Raimundo Nonato (PI)
13/08: São Raimundo Nonato (PI) / Barra (BA) * Etapa Maratona
14/08: Barra (BA) / Lençóis (BA)
15/08: Lençóis (BA) / Juazeiro (BA)
16/08: Juazeiro (BA) / Aracaju (SE)
17/08: Aracaju (SE) / chegada em Salvador (BA)
18/08: Festa de premiação
Equipe MOTO.com.br
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