Mogi das Cruzes recebe grande final da Copa EFX Brasil
Campeões da temporada 2016 da competição Off Road serão definidos em percurso pelas trilhas da antiga Granja Nagao
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Os pilotos e suas motos já estão prontos para a grande decisão da Copa EFX Brasil. A competição de enduro movimenta o cenário esportivo Off Road neste fim de semana, dias 22 e 23, com a disputa dos títulos nas trilhas da antiga Granja Nagao, em Mogi das Cruzes (SP).
Com pontuação dobrada, a prova válida pela quinta e sexta etapas irá definir os campeões em todas as 15 categorias do campeonato. Serão 100 quilômetros definitivos - quatro voltas pelo percurso de aproximadamente 25km com dois CHs (controle de horário), um Cross Teste e dois Enduro Testes. Desta vez não haverá Extreme Teste, um sufoco a menos para os competidores no trajeto que será todo dentro da propriedade sede do evento.
Líder da categoria Elite, Rômulo Bottrel tem um ótimo retrospecto na temporada e entra na disputa como favorito, mas com Júlio Ferreira e Ronald Santi ainda na briga. "Até agora eu só não venci uma prova, que terminei em segundo, então a expectativa é boa. Fiz as contas e posso chegar até em terceiro para ser campeão", disse o piloto da Honda ASW Rinaldi Zanol Team.
"Essa prova será um pouco diferente, com pontuação dobrada, valendo por duas. Isso me atrapalhou um pouco, pois do contrário bastaria largar para garantir o título. Mas ainda considero uma situação confortável e, se não tiver nenhum imprevisto, vai ser bom para mim. Nunca corri na Granja Nagao e estou ansioso para andar lá", completou Bottrel.
Na classe Júnior, a competição está extremamente acirrada. Tunico Maciel (foto) está na frente na tabela e preparado para a decisão. "Estou muito animado para a final. Treinei muito enduro depois do Rally dos Sertões para novamente pegar confiança na moto sem os equipamentos de navegação. Semana passada torci o joelho, mas não foi nada grave e estou fazendo um repouso para chegar bem na corrida", revelou Tunico.
"Eu não sei ao certo como está a classificação, mas acho que quem ganhar leva! Estão na disputa eu, o Vinícius Calafati e o Vinicinho (Vinícius Musa). Será uma honra disputar esse título com eles, grandes pilotos e pessoas fantásticas", elogiou o atleta da Honda Mobil IMS.
Além das disputas da Copa EFX no domingo, será realizada uma competição extra-campeonato da CACC Kids no sábado, com a nova geração do esporte. As inscrições deste evento, exclusivo para categorias infantis e juvenis, poderão ser realizadas diretamente na secretaria de prova.
Ainda dá tempo de garantir participação na última grande prova do circuito nacional de Enduro padrão FIM (Federação Internacional de Motociclismo), mas é preciso se apressar: as inscrições permanecem abertas pelo site da competição somente até esta quinta-feira, dia 20.
O evento conta com pilotos profissionais, mas também com muitos amadores. Um exemplo são os inscritos na categoria Regional, criada especialmente para os trilheiros da região, mesmo aqueles sem experiência em competição. É uma oportunidade para os amantes do esporte conhecerem novas trilhas e confraternizarem em um dia de muita diversão sobre duas rodas.
Programação da etapa final da Copa EFX Brasil 2016
Sábado 22/10 (CACC Kids)
13h - Abertura da secretaria para inscrição;
14h - Treinos das categorias infantis;
14h30 - Prova das categorias infantis:
15h30 - Treinos das categorias juvenis;
16h - Prova das categoria juvenis;
17h - Premiação da CACC Kids.
Domingo 23/10 (Copa EFX Brasil)
07h - Abertura da secretaria;
07h30 - Início vistoria técnica e entrada no parque fechado;
08h45 - Briefing Técnico aos pilotos e equipes;
09h - Primeira largada com o primeiro piloto;
10h - Fim da vistoria técnica e entrada no parque fechado; Fechamento da secretaria;
15h - Previsão de entrega das performances aos pilotos;
15h30 - Inicio da premiação aos campeões;
19h - Encerramento das atividades.
Categorias:
Elite (Força Livre) - Pilotos classificados no resultado geral.
Júnior (Força Livre) - Pilotos de até 23 anos.
E1 (Pró) - Motos até 150cc 2T e até 250cc 4T.
E2 (Pró) - Motos de 175cc até 250cc 2T e de 251cc até 450cc.
E3 (Pró)- Motos acima 251cc 2T e acima de 450cc 4T.
E4 (Pró) - Motos originalmente de até 28CV.
E35 (Força Livre) - Pilotos acima de 35 anos completados no ano.
E45 (Força Livre) - Pilotos acima de 45 anos completados no ano.
E50 (Força Livre) - Pilotos acima de 50 anos completados no ano.
E5 (Novato) - Motos até 150cc 2T e até 250cc 4T.
E6 (Novato) - Motos de 175cc até 250cc 2T e de 251cc até 450cc.
E8 (Novato) - Motos originalmente de até 28CV.
EF (Força Livre) - Feminina.
Taça Cidade - Pilotos da cidade sede do evento, não vale para o campeonato.
Equipe - Soma dos três melhores tempos na geral de cada equipe.
Fotos: Maurício Arruda/PubliX
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário