Levamos duas KTM 250 EXC-F 2021 para um teste diferente
Testamos a KTM 250 EXC-F em seu habitat natural. Confira o vídeo!
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
Em tempos de redes sociais, as bolhas acabam por dominar a opinião da maioria, fazendo com que as pessoas tomem decisões erradas, seguidas por um efeito manada. Não é diferente quando falamos em escolher a moto ideal. Sobretudo quando o assunto é motor. Geralmente os proprietários escolhem de acordo com a cilindrada. Grave erro!
Há uns 20 anos era comum vermos motos de motocross nas trilhas. E não por acaso, seus donos, sofrendo para se divertir. Não é tão difícil entender: motos que entregam sua cavalaria em faixas de rotação mais elevadas, coisa que pouco precisamos em uma trilha. Logo, seus proprietários tinham que manter o giro alto e muitas vezes fazer milagres para se manterem em cima das motos.
Atualmente temos muitas opções de motos, para as mais variadas modalidades do Off Road. Pouquíssimas são as adaptações ou modificações necessárias, principalmente quando estamos falando das motos importadas, como KTM, Husqvarna e Gas Gas, para citar algumas. Fomos para um teste diferente, onde passamos algumas dicas de pilotagem utilizando duas motos da KTM, modelo 250 EXC-F. Uma motocicleta feita para o enduro e que certamente é a moto ideal para muitos.
As KTM da família EXC-F não mudaram muito, comparadas com os modelos 2020. Segundo o gerente de produtos off-road da KTM, Joachim Sauer, foi necessário realizar alterações significativas. "Não há grandes avanços este ano após as ótimas atualizações que fizemos nos modelos 2020. Tivemos um feedback positivo em todos os países, sobre os modelos 2020. Por isso trabalhamos com o departamento de pesquisa e desenvolvimento em algumas pequenas mudanças para este ano."
Essa endureira de 250 cc vem com motor injetado de 4 tempos e consegue entregar potência desde as rotações mais baixas. Apesar da fábrica não divulgar, estima-se que esse motor tenha cerca de 32cv de força máxima. Andando nela, percebe-se que em todas as rotações ela não deixa na mão. Desde uma subida íngreme, em baixíssima velocidade, até em trechos mais rápidos, em que podemos abrir o acelerador.
As suspensões permanecem as mesmas (WP XPLOR), sistema com ajuste de pré-carga adicional no garfo dianteiro, com ajuste de compressão no alto do garfo esquerdo e retorno no direito, que permite alterações fáceis, para diferentes condições de pista ou trilha. Na traseira, a suspensão PDS (Sistema de amortecimento progressivo), com amortecedor preso direto no braço oscilante, sem o link, facilitando a passagem por obstáculos.
É difícil para um apaixonado apontar "defeitos" em motos que trazem o que há de melhor no momento. Sobretudo quando se trata de marcas com anos de experiência e muitos campeonatos nas mais diversas modalidades. Mas existem coisas que não entendemos. Uma delas é o fato de motos tão caras deixarem de ser equipadas com ventoinha, item obrigatório para uso nas trilhas de um país tropical.
Obviamente que em motos utilizadas por pilotos profissionais, existem muitas alterações a serem feitas. Porém isso não indica que falta algo, mas sim que esses atletas precisam de um equipamento ainda melhor, pois conseguem extrair mais do que um usuário comum de final de semana.
Outro item que poderia ser de série nessas máquinas laranjas, são os protetores de radiador. Afinal, estas são peças que em um simples tombinho de lado, se danificadas, podem encerrar a trilha de qualquer um.
Tratando de motos de enduro, a KTM Brasil oferece três modelos: KTM 250 EXC-F, KTM 350 EXC-F e a KTM 450 EXC-F. Com pouquíssimas diferenças entre elas, por quê não optar por qual tem a maior cilindrada? Aí entra o que eu chamo de "Ajuste Fino".
Se são motos com a mesma proposta, qual a diferença se não a cilindrada. Simples, o enduro não é praticado apenas em um tipo de terreno. Claro que para aquele piloto que anda em circuitos mais abertos, onde a velocidade pode ser explorada, as motos mais potentes serão vantajosas.
No entanto, durante nosso teste, não há dúvidas de que a KTM 250 EXC-F se mostra ideal pela diferença de peso e sua facilidade de controle, sem deixar de ser muito potente quando aceleramos tudo que conseguimos.
Uma moto com força em demasia, pode ser um fator desestimulante para um piloto de final de semana. A 250 EXC-F é a mais leve de sua categoria e com uma excelente ciclística. Gostei muito do conjunto de suspensões. Sou um apaixonado pelo tema e fiz ajustes que mostraram excelente resultado na trilha.
Não sou de andar com giro muito alto, sempre forçando marchas mais altas e em momentos que precisei, apenas usei a embreagem para encher um pouco o motor e não deixar com que ela morresse. Detalhes que fazem a diferença quando se quer diversão nas trilhas.
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