Fred Kyrillos vence 2ª etapa do Brasileiro FMX
Competição aconteceu no último domingo em Barueri (SP), juntamente com o evento radical Jump Festival
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
As provas válidas pela segunda etapa do Campeonato Freestyle Motocross (FMX) foi a competição que fechou a décima edição do Jump Festival, e com uma disputa emocionante o público viu apenas dois pontos separarem os três primeiros colocados, com o atual campeão brasileiro e líder do ranking, Fred Kyrillos, levando a melhor e sagrando-se campeão da etapa, que valeu como a segunda do campeonato nacional deste ano.
Com uma média de 73,8 pontos, Kyrillos bateu Jeff Campacci, o segundo colocado, por 1,9 ponto, enquanto Marcelo Simões, que havia sido o melhor das eliminatórias, completou a lista dos três primeiros com apenas quatro décimos de desvantagem para o segundo colocado. Feliz com a vitória, Kyrillos também comentou a vantagem que abriu para os rivais no Brasileiro. "Andei bem na final. Apesar de o Jump ser um evento especial, esta etapa fez parte do campeonato e a nossa meta era, principalmente, ter consistência. Claro que ganhar é o objetivo principal. Ontem fui o segundo, ouvi o que os juízes disseram e meu foco hoje foi melhorar. No fim, consegui andar mais rápido, ser mais consistente e dei mais saltos. Estou feliz", celebra Kyrillos.
Segundo colorado no Jump, Campacci celebrou o resultado como uma vitória: o piloto da equipe Ipiranga havia fraturado os dois pés no início do ano e realizou uma recuperação impressionante, abreviando os oito meses previstos pelos médicos para apenas dois, considerando sua volta como "perfeita": "Foi sensacional, muito louco. Estou muito contente. Não só fiz um 'rolé' perfeito como venho puxando o limite a cada evento. Peguei pesado no treino após as fraturas e estou correndo atrás. Independentemente do resultado, quero agradecer a Deus e meu pai, que é meu parceiraço."
Terceiro colocado, Simões lamentou a instabilidade do tempo, que deixou o traçado um pouco escorregadio, mas não maculou a qualidade do evento. "Choveu de madrugada e vinha escorregando. Por isso, ao contrário dos outros, usava a linha de dentro da pista, pois estava patinando muito. Isso me proporcionou um salto a mais para tentar melhorar a pontuação. Acertei mas não do jeito que queria. No segundo salto, passei uma rampa dei uma torcida no pé, mas estou contente comigo", afirma.
Por fim, todos os competidores foram unânimes: a ideia de realizar o evento no estacionamento externo do Shopping Tamboré foi uma grande sacada. "Foi uma edição muito legal e completa, em um estacionamento de shopping, o que é irado. A pista era simples, mas técnica e segura", fala Simões. "A estrutura está cada dia melhor e um evento em um lugar desses ajuda o esporte a crescer mais", endossa Campacci.
Já na categoria de acesso do Freestyle Motocross (FMX) quem ficou no ponto mais alto do pódio foi o piloto Jonis Grigollo, 28 anos. Competiu no Brasil pela primeira vez, o gaúcho de Tapejara percorreu um caminho pedregoso antes de dar show na pista do FMX Acesso e conquistar o troféu de primeiro lugar com a incrível nota de 262,67 pontos (com direito a melhor manobra) contra 193,67 de Daniel Boy, o segundo colocado, e Marcelo Bellotinho, que completou o top 3.
Fotos: Marcelo Mug/Divulgação
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário