Enduro da Independência: Roteiro da edição de 30 anos
Competição vai relembrar trilhas das últimas três décadas e promete alto nível técnico para a prova de 2012
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Depois de três meses de muito trabalho e 20 expedições na região do Circuito do Ouro, em Minas Gerais, a organização do Enduro da Independência está prestes a terminar a última conferência do roteiro da edição de 30 anos. O percurso fará jus à importante data comemorativa e promete alto nível técnico desde os primeiros metros, em Belo Horizonte. São esperados até 400 motociclistas, que passarão ainda por Nova Lima, Mariana e Sabará, palco da chegada.
A distância total do percurso ficará em torno de 600 quilômetros, sendo aproximadamente 85% do trajeto de muita trilha. “Teremos uma média de seis horas diárias de prova”, disse Ronald Santi, o Roninho, diretor de enduro do Trail Clube Minas Gerais, um dos organizadores do evento e responsável pelo levantamento. “O percurso sempre vai tomando forma naturalmente, já que a cada dia o terreno muda por conta de uma série de fatores. Primeiro achamos o caminho, depois, com o GPS, marcamos as médias de velocidade e os PC´s (postos de controle) da prova. Por contas das médias mais altas ou mais baixas, nós conseguimos dosar o nível técnico de cada trecho”, explicou Roninho.
“Vamos resgatar trilhas de 30, 35 anos de existência, muito famosas entre os praticantes. Alguns exemplos são as que foram batizadas de Desaparecida, Boi Bumbá, Siriema, Da Bruxa e Play Station, entre outras”, continuou, ressaltando que o Independência irá separar os homens dos meninos desde o início.
“O primeiro dia será decisivo e com nível técnico grau nove, numa escala de zero a 10, com 100km. O ambiente de montanha e de grandes altitudes irá marcar o segundo dia de prova, que terá 190km e será bastante ágil, com três abastecimentos. O terceiro dia será o mais leve de todos, com 160km. Já o quarto e último dia irá fechar a edição de 30 anos com chave de ouro, e um grau de dificuldade sete, para definir os campeões”, antecipou o organizador.
“Posso adiantar ainda que as médias estão bastante justas e os pilotos irão passar por muito terreno de minério e travessias de riachos. A prova vai exigir muito preparo físico e leitura da planilha, ou seja, não vai ser para qualquer um”, avisou Roninho. Ele possui na bagagem 21 participações no Independência como piloto e nove como organizador da prova.
As inscrições para a edição 2012 do Enduro da Independência continuam abertas até o dia 30 de agosto ou enquanto houver vaga.
Programação
1º dia
5/9/12, Quarta-feira
Largada: Parque das Mangabeiras, Belo Horizonte (MG)
Chegada: Alphaville Mall, Nova Lima (MG)
2º dia
6/9/12, Quinta-feira
Largada: Alphaville Mall, Nova Lima (MG)
Chegada: Alphaville Mall, Nova Lima (MG)
3º dia
7/9/12, Sexta-feira
Largada: Alphaville Mall, Nova Lima (MG)
Chegada: Praça dos Ferroviários, Mariana (MG)
4º dia
8/9/12, Sábado
Largada: Praça dos Ferroviários, Mariana (MG)
Chegada: Praça Mello Viana, Sabará (MG)
Fotos: Corrosivo Filmes/Divulgação
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário