Dicas de pilotagem off-road: Qual moto comprar e dicas práticas

Dicas básicas para quem quer começar a fazer trilha: Qual moto comprar? Exercícios práticos para dominar a motocicleta

Por Thiago Dantas

Qual a melhor moto de trilha?

Depende do seu objetivo e quanto você quer gastar. Por isso, vamos começar classificando as motocicletas em três categorias: 

 

  1. Motocicleta trail nacional: Honda Tornado, Yamaha XTZ e Honda Bros. 
  2. Motocicleta Off-road nacional: Yamaha TTR 230, Honda CRF 230/250 
  3. Motocicleta Off-road importada: KTM, Sherco

 

As motocicletas do estilo trail, que você pode comprar aqui no MOTO.com.br, são as mais baratas e de fácil preparação para enfrentar trilhas. Não é o veículo mais indicado para trilhas, mas pode ser uma porta de entrada para o mundo off-road. 

Já as motocicletas nacionais próprias para off-roasd são preparadas para as trilhas. Em comparação, com as motocicletas importadas são mais baratas. Ideais para fazer teste e  ver se gosta do esporte.

Por fim, temos as motocicletas importadas preparadas para o off-road. Essas já são mais caras, partindo da casa de R$ 25.000. É necessário ter consciência que a manutenção tem um valor mais alto, em comparação com as nacionais. 

Agora que já falamos um pouco sobre as motos, vamos para algumas dicas práticas de pilotagem. Os exercícios são para iniciantes que buscam desenvolver suas habilidades com a motocicleta,  antes de enfrentar trilhas mais pesadas.

 

Exercícios práticos para fazer trilha de moto com segurança

 

Exercício 01: Número 8

O primeiro exercício é chamado de número 8, sendo relativamente simples, porém é muito útil para você encontrar o ponto de equilíbrio da sua motocicleta.  Com esse exercício, você aprende a utilizar seu corpo como contrapeso para controlar a motocicleta. 

Vamos começar fazendo o 8 em pé  na motocicleta e a cada nova nova, vamos tirando um pé da pedaleira, uma mão, para treinar o ponto de equilíbrio da motocicleta. 

Esse exercício, onde nós desenhamos o 8 e guiamos “fora da motocicleta”, faz com que o nosso corpo e nosso cérebro vão entendendo qual é o ponto de equilíbrio da motocicleta.

O ideal é cada um fazer no seu ritmo, primeiro faça em pé. Depois que pegar confiança, vai trabalhando o equilíbrio, conforme o Gustavo apresenta no vídeo. 

Antes de começar o próximo exercício, vamos falar sobre o ponto onde você vai olhar enquanto estiver pilotando uma motocicleta. A moto tende a ir sempre para onde você está olhando.  Então no exercício do número 8, você tem sempre que estar olhando para onde você vai com a motocicleta e isso serve para você guiar motocicleta no dia-a-dia e na trilha.

 

Exercício 2:  Embreagem

A embreagem é muito utilizada nas trilhas. Por isso, neste exercício vamos utilizar a embreagem e a força do motor na subida, procurando sempre buscando a melhor tração. Não vamos utilizar o freio para parar a moto na subida, e sim a embreagem. 

Para isso, procure uma subida e treine o controle da embreagem, com apenas um ou dois dedos controlando a manete da embreagem. Assim, você encontra a melhor tração da sua motocicleta.

 

Exercício 3: Obstáculo

Vamos começar a treinar como ultrapassar obstáculos. Antes de fazer o exercício, precisamos ter em mente que a velocidade para ultrapassar o obstáculo deve ser atingida antes de chegar nele. Se você deixar para pegar velocidade ao chegar no obstáculo, você não vai conseguir ultrapassá-lo. Por isso, encontre a velocidade ideal antes do obstáculo. 

 

Exercício 4: Subida

Você pode subir de duas maneiras: Em pé, utilizando as pernas como amortecedores, assim você consegue um subir em uma maior velocidade ou sentado com o quadril alinhado com o centro da moto, uma forma mais lenta e segura. 

Obrigatoriamente, quando você está em maior velocidade você precisa estar de pé

É isso, o que achou da nossa aula de off-road para iniciantes. Ainda tem alguma dúvida? Deixe nos comentários!

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br