Dicas de pilotagem off-road: ajustes e posicionamento na moto

Confira dicas básicas para quem está começando ou pretende começar no mundo do off-road em duas rodas

Por Thiago Dantas

Aprenda dicas importantes para você fazer sua trilha de moto com segurança, através de três parâmetros: ajustes, tração e posicionamento.

 

Vamos começar primeiro pelos ajustes da motocicleta,  como cada pessoa tem uma  fisiologia diferente é preciso ajustar a motocicleta para cada pessoa.

 

O que ajustar na moto de trilha?

 

Você pode ajustar a manete, a manopla e o ajuste de suspensão de acordo com o peso do piloto. A manete, por exemplo, é algo que nos ajuda muito no controle da motocicleta. Normalmente a manete, você pode regular tanto o ângulo como a distância dela da manopla. Então, se você pilota muito de pé, como  normalmente ocorre com o piloto de rali, eles têm o costume de deixar a manete mais recuada e inclinada para baixo, para manter o braço em ângulo reto.

 

Quando é uma pilotagem mais de motocross ou até mesmo no Hard Enduro, eu particularmente, gosto de deixar ela um pouquinho em uma angulação média. Porque assim, permite que você ande em pé ou sentado, sem forçar tanto os braços. 

 

Outro posicionamento, é o distanciamento da manete. Pois, cada um tem um tamanho de mão, a minha mão é pequena, então eu tenho que deixar ela mais próxima da manopla. Quem já possui uma mão maior, deixa a manete mais afastada da manopla. Mas, por que regular a distância da manete da manopla? Essa regulagem é de extrema importância, pois com a distância da manete desregulada, existe o fadigamento do antebraço que pode falhar e levar você ao chão na trilha. 

 

Também temos que ficar de olho na altura do guidão. No Brasil, normalmente temos a mania de erguer o guidão, que até serve para quem faz um moto turismo ou uma viagem. Mas, para quem deseja fazer trilha de moto, o guidão alto não é o mais indicado. Pois, com o guidão alto a moto tem a tendência em uma subida de vir ao encontro do piloto, fazendo você empinar e cair para trás. Por isso, o indicado é um guidão com altura mais baixa e mais próximo do corpo, facilitando o controle da motocicleta. 


Ainda detalhando as partes dos comandos é preciso ficar atento as manoplas, algo que muita gente não dá tanta ênfase e não presta tanta atenção. Uma manopla nova, proporciona maior grip, isto é, ajuda a manter a mão no guidão. 

 

Tração

 

O que ajuda na tração da motocicleta: posicionamento, ajuste de suspensão, calibragem de pneus (lembrando, quanto mais novo o pneu, mais tração ele tem).  Porém uma boa calibragem é essencial para uma boa tração, que no caso do Hard Enduro dependendo da câmara que você usa de pneus, caso seja uma câmara mais grossa você pode usar de 5 a 8 libras, com uma câmara mais fina você vai usar de 10 a 12 libras e para o motocross ou para um rali você acaba usando mais libra, como 15 16 libras dependendo do tipo de solo. 

 

É preciso fazer o ajuste fino da suspensão, pois a moto vem calibrada de fábrica com um parâmetro único, como se todo mundo fosse igual e todo mundo tivesse um peso. Então, o correto é você levar a motocicleta ao seu mecânico de confiança para fazer o ajuste de suspensão para o seu perfil (peso/altura/condição de uso), isso nós encontramos até no manual da motocicleta. Além disso, é necessário lembrar de regular os cliques que você regula compressão e retorno e isso vai te ajudar, não apenas no amortecimento, mas como a motocicleta vai copiar o terreno de forma mais efetiva, melhorando a tração e absorção de impactos. 

 

Outro detalhe legal que você pode ver no em todo o manual da motocicleta é como ajustar sua corrente, pois uma corrente mal ajustada pode estourar na trilha. Então, pegue o seu manual e verifique qual a medida para uma corrente bem ajustada, normalmente são 5 cm de distância com a moto no cavalete. Mas isso varia um pouco de moto para moto e sempre manter a corrente lubrificada. 

 

Posicionamento do piloto para fazer trilha de moto

 

 Vamos agora falar sobre posicionamento do piloto para fazer trilha de moto. O posicionamento das mãos, geralmente, prevê que algum dedo da mão deve ficar sempre em contato com o freio e a embreagem (geralmente é o dedo indicador). Você pode andar com até dois dedos preparados para acionar o freio e a embreagem, mas nunca os 4 dedos juntos. Sabe o porquê? Se na trilha, você estiver utilizando os 4 dedos, é natural na hora do desespero, a gente apertar com toda a força os manetes. Ao apertar a  embreagem, você pode soltar o motor em uma descida e causar um acidente ou brecar bruscamente com o freio da frente, levando você ao chão. 

 

Então, sempre tenha dois ou três dedos bem firmes no guidão, no início pode até parecer estranho e você aperte com mais força, mas esses dedos são importantes para você segurar o guidão e deixar um ou dois dedos livres para acessar os comandos. 

 

Na trilha é importante ficar atento ao posicionamento correto dos pés, já que é natural que no começo as pessoas querem apoiar a planta do pé, isso faz com que, muitas vezes, o pé fique virado para fora, o que pode causar algum acidente. O ideal é utilizar o ossinho próximo ao dedão como parâmetro, isso mesmo, aquele ossinho que chamamos de “joanete”. Ele tem que ficar alinhado com a pedaleira. Uma dica, você pode colocar o pé de lado e prender ele na pedaleira, proporcionando maior segurança. 

 

A moto tem dois amortecedores, dianteiro e traseiro,  porém nós também temos amortecedores e  precisamos de um bom posicionamento para não danificar os nossos amortecedores naturais, que são: pé, joelho e quadril.  Com o posicionamento correto, dos pés, mãos, braços e quadril, que permite você ir tanto para frente ou para trás, dependendo da situação. Com esse movimento, você ganha movimento em cima da moto e evita que a moto te jogue para fora, geralmente recebemos muitos vídeos onde o piloto está mal posicionado sentado na moto com as pernas duras e quando passa no obstáculo a moto o remessa e ele acaba no chão. 

 

É importante o piloto se posicionar corretamente na motocicleta para ter domínio para ultrapassar o obstáculo. Por exemplo, quando você está em uma velocidade mais baixa, subindo um morro é ideal ter o seu quadril alinhado com a pedaleira. Pois, o centro de massa no meio da moto ajuda na tração. 

 

Diferente de quando, você precisa descer uma descida íngreme, que o correto é jogar o quadril para trás e deixar os braços trabalharem e a suspensão da moto copiar o terreno.  Evite ficar muito para frente nesta situação, a moto pode querer virar para frente. 

 

Já em subidas íngremes, procure ficar de pé e inclinar o corpo para frente. Uma dica é: fique sempre com o corpo na perpendicular. Dessa forma, você ficará sempre alinhado com a pedaleira. 

 

Lembrando que o fundamental para quem está começando é utilizar sempre um bom equipamento de segurança composto por: capacete, bota, joelheira, coletes, luvas e roupa completa. São itens básicos para todos os motociclistas.

 

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Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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