Dez modelos de ATV Yamaha

Quadriciclos possuem tecnologias exclusivas.

Por Bruno Rocco

A Yamaha possui 10 modelos de ATV (All Terrian Vehicle) divididos em duas categorias. Esportivas: YFM 80R, YFM 250R, YFM 350R, YFZ 450, YFM 700R e utilitários: YFM 125 Grizzly, YFM 250 Big Bear, YFM 350 Grizzly, YFM 700 Grizzly, YFM 660 Grizzly.
 
Airton Pinto da Silva, Gerente Nacional de Vendas da Yamaha, afirma: “O consumidor brasileiro já considera o ATV como um veículo acessível e prático, além de ser uma ótima opção de lazer e diversão”. E destaca: “Se o assunto é esportividade a Yamaha tem Know-how em competições mundiais, com isso, toda a tecnologia aplicada nas provas são transferidas aos modelos de série”.

Esportivos:

- Yamaha YFM 80R possui motor monocilíndrico quatro tempos, refrigerado a ar, alimentado por carburador. O ATV de 79cc da Yamaha tem transmissão semi-automática de três velocidades e tração 4x2, sua suspensão é confeccionada por braço principal com duplo amortecedor na dianteira, e monoamortecedor na traseira. O tanque de combustível tem capacidade para 6,8 litros, além disso, possui transmissão por eixo cardan e um sistema limitador de velocidade.    

- Yamaha YFM 250R usa motor monocilíndrico de quatro tempos, refrigerado a ar, alimentado por carburador. A transmissão é mecânica de cinco velocidades e a tração é 4x2. A suspensão é composta por trapézio duplo independente na dianteira e monocross na traseira. Com peso seco de 142 Kg, o quadriciclo utiliza discos com acionamento hidráulico na dianteira e discos simples nas rodas traseiras.

- Yamaha YFM 350R é equipada com um motor de alto desempenho de 348cc, quatro tempos, SOHC, refrigerado a ar. Possui partida elétrica e cambio de seis velocidades (mais marcha ré), seu propulsor é alimentado por um carburador Mikuni BSR 36, a suspensão é composta por trapézio independente com amortecedores independentes na dianteira e um único amortecedor com regulagens na traseira. Freio a disco com acionamento hidráulico em cada roda e pneus de 21 polegadas na dianteira e 20 polegada nas rodas traseiras.

- Yamaha YFZ 450 tem motor quatro tempos, de 440cc que é favorecido pelas válvulas do cabeçote de titânio e pela tampa feita em magnésio. A suspensão dianteira em formato de trapézio independente e pela parte traseira, composta por balança forjada em alumínio e monoamortecedor com cinco posições de regulagem e possui peso seco de 158 Kg.

- Yamaha YFM 700R conta com motor de 686cc, quatro tempos, arrefecido a líquido e com quatro válvulas no cabeçote. Seu pistão trabalhado em alumínio leva revestimento de cerâmica dispersiva. Com este modelo foi inaugurado o Sistema Yamaha de Injeção Eletrônica em quadriciclos. O câmbio do YFM 700R tem cinco velocidades (mais marcha ré), os freios são a disco com acionamento hidráulico, sendo os traseiros assistidos por pinças de duplo pistão, além de possuir painel digital e lanterna traseira por leds.

Utilitários:

- Yamaha YFM 125 Grizzly conta com motor monocilíndrico quatro tempos, refrigerado a ar, de 124cc. O câmbio automático aliado à trasmissão secundária, por corrente, oferece bons resultados nas tarefas diárias. A suspensão é em formato de trapézio independente e pela balança com monoamortecedor.

- Yamaha YFM 250 Big Bear utiliza motor monocilíndrico, refrigerado a ar, de 230cc e quatro tempos. A alimentação está a cargo do carburador Mikuni BSR33 e a partida conta com acionamento elétrico e manual. O câmbio semi-automático de cinco velocidades (mais marcha ré) junto com a transmissão secundária, por eixo cardan. Possui capacidade para carregar 30 Kg no bagageiro dianteiro e 45 Kg no traseiro, o YFM 250 consegue rebocar até 330Kg. A suspensão dianteira é do tipo MacPherson, na traseira o 250 usa balança com monoamortecimento composto por 5 níveis de regulagem. A segurança é garantida pelos discos de freios com acionamento hidráulico nas rodas dianteiras e tambor selado na traseira.

- Yamaha YFM 350 Grizzly tem capacidade de reboque de 500 Kg e conta com duas configurações de tração selecionáveis por meio de botão junto ao punho: 4x4 ou 4x2. A capacidade de carga dos bagageiros é de 40 Kg na frente e 80 Kg na traseira. O motor é monocilíndrico, de 348cc, quatro tempos, refrigerado a ar. Este utilitário tem pneus de 25 polegadas, suspensão independente na dianteira e monoamortecedor traseiro. A partida é elétrica e manual.

- Yamaha YFM 660 Grizzly utiliza motor monocilíndrico de quatro tempos com capacidade volumétrica de 686cc que usa cabeçote SOHC de cinco válvulas. Com arrefecimento líquido, este ATV tem transmissão por meio de cardan totalmente automática e tração 4x4. O quadriciclo possui quatro amortecedores independentes e freios a disco com acionamento hidráulico nas rodas dianteiras e no eixo traseiro.

- Yamaha YFM 700 Grizzly utiliza tecnologias exclusivas no mundo dos ATVs como o Sistema Yamaha de Injeção Eletrônica e a Direção Assistida eletronicamente. Possui motor monocilíndrico de quatro tempos com capacidade volumétrica de 686cc e cabeçote SOHC de quatro válvulas. O Sistema Yamaha de Injeção Eletrônica junto com a Unidade de Comando controla por meio de sensores várias informações, entre elas: posição do acelerador, quantidade de ar admitida, temperatura de trabalho e do radiador, entre outros. O quadriciclo também conta com um sistema exclusivo Yamaha denominado de ‘On-Command’, ele permite ao usuário escolher entre a tração 2WD ou 4WD. Quando a tração integral entra em ação, automaticamente o bloqueio do diferencial inicia a atuação (item essencial para enfrentar terrenos íngremes em quaisquer situações). O modelo possui Direção Assistida Eletronicamente, permitindo um menor esforço do usuário.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br