Ação social do Rally dos Sertões

Voluntários do Instituto Brasil Solidário já comemoram os resultados.

Por Bruno Rocco

O projeto de ação social do Rally Internacional dos Sertões 2007 que beneficiou mais de 120 mil pessoas termina somente em novembro, mas já apresenta resultados que são comemorados por todos, principalmente pelos voluntários do Instituto Brasil Solidário (IBS), que coordenam as ações, e pelos apoiadores locais.

Após duas etapas de trabalhos realizados em nove cidades, 10.908 atendimentos médicos foram feitos e pela primeira vez, exames cardíacos completos foram efetuados com o objetivo de auxiliar o tratamento de hipertensos. A terceira e ultima etapa do projeto será em novembro.    

Essa ação social que foi criada em 2002 já beneficiou muitas cidades, este ano as cidades visitadas foram: Minaçu (GO), Ponto Alta (TO), Mateiros (TO), São Raimundo Nonato (PI), Petrolina (PE), Juazeiro (BA), Canudos (BA), Lençóis (BA) e Salvador (BA).

Foram percorridos 7.500 quilômetros com o objetivo de levar atendimento médico e ações educacionais para as mais de 120 mil pessoas que foram beneficiadas.

Dos 10.908 atendimentos médicos realizados, 871 foram odontológicos e 736 oftalmológicos, também foram realizados 52 procedimentos microcirurgicos feitos por uma especialista que reforçou o time de colaboradores.

Além dos atendimentos médicos, os municípios receberam mais de 50 mil livros e revistas, proporcionando a construção de novas bibliotecas, que tem acesso livre não apenas para estudantes mas também para os demais moradores da comunidade.

Cerca de oito mil alunos das escolas atendidas receberam kits escolares com cadernos, livros, revistas e material para a escovação dos dentes.

Nas escolas, os voluntários auxiliaram os alunos a plantarem mudas de árvores nativas da região e arborizarem os pátios e o entorno escolar.

A Oficina de Comunicação foi uma novidade este ano, que, além de mostrar como funciona a veiculação de notícias, auxiliou os estudantes a criarem um jornal para a sua escola ou comunidade. Até o final da terceira etapa, as escolas colocarão o informativo em circulação.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br