Honda divulga novidades para linha CRF 2020

Ideais para atender a todas as modalidades off-road, as Honda CRF 250 e 450 ganham atualizações técnicas e estilísticas

Por Gian Calabrese

Consagrada em todas as competições, categorias e vertentes do mundo off-road, do motocross, rali ao enduro, a família das Honda CRF 450 e 250 em versão 2020 chega tecnicamente ainda mais aperfeiçoada e com recursos eletrônicos de série interessantes para todos os tipos de usuários.

São três as versões equipadas com o motor de 450 cm3 – CRF 450X, CRF 450R e CRF 450RX – e duas de 250 cm3, as CRF 250R e CRF 250RX.

A principal novidade na versão na versão mais poderosa, a CRF 450R é o HSTC – Honda Selectable Torque Control que funciona associado ao HRC Launch Control (sistema eletrônico de largada selecionável em três níveis: 1º Muddy (lama)/Beginner (iniciante), 2º Dry (seco)/Basic ou 3º Dry/Expert) e com o EMSB - Engine Mode Select Button que regula a emissão de potência entre Standard, Smooth (suave) ou Agressive.

O HSTC atua minimizando o deslizamento da roda traseira quando sob efeito de forte aceleração, adequando a tração ao nível máximo, ideal para a mais eficaz progressão e ganho de velocidade.

São três os modos em que o HSTC pode ser programado:

MODE 1 – O sistema intervêm de maneira suave e progressiva, reduzindo o patinamento. É especialmente adequado para melhor controle da roda traseira em curvas mais fechadas.

MODE 3 – A atuação do sistema ocorre de maneira mais rápida e intensa, adequado para terrenos muito escorregadios.

MODE 2 – Meio-termo entre o MODE 1 e o MODE 3.

HONDA CRF 450RX – Específica parar a prática de enduro, a CRF 450RX deriva da CRF 450R, cujas principais diferenças estão na roda traseira aro 18" (19" na CRF 450R), tanque de combustível em plástico (titânio na CRF 450R) e com maior capacidade (8,5l contra 6,3l).

O motor monocilindro é o mesmo, o SOHC Unicam de 62 cv de potência. Idem com relação ao HSTC, HRC Launch Control e Engine Mode-EMSB em três níveis. O peso em ordem de marcha da CRF 450RX é de 116 kg.

HONDA CRF 450X – Dedicada à utilização em competições de off road de maior duração, a CRF 450X se diferencia visualmente pela a presença do conjunto de carenagem/number plate com farol e quadro de instrumentos com velocímetro, dois hodômetros, indicador de consumo instantâneo, médio e autonomia.

Também o motor, sempre o SOHC Unicam, recebeu adequação para tal uso: a potência máxima foi reduzida para 45 cv e os radiadores do líquido de arrefecimento são dotados de ventoinhas, visando maior equilíbrio térmico. Outro diferencial da CRF 450X é o câmbio de seis marchas – cinco na CRF450R e CRF 450RX. O peso em ordem de marcha da CRF450X é de 125 kg.

HONDA CRF 250RX - A versão 2020 traz novos grafismos, que atualizaram o visual desta motocicleta 100% pensada para o uso em competições de enduro, na qual o destaque é a maneabilidade, consequência de seu menor peso se comparada à CRF 450RX, o que faz dela mais adequada à terrenos mais difíceis e pilotos de menor experiência.

A CRF 250RX usa o mesmo chassi que a CRF 250R de motocross, contudo o motor – monocilindro DOHC com quatro válvulas de titânio e alimentado pelo sistema PGM-FI com 44 cv de potência máxima – tem ajuste diferente para oferecer respostas menos agressivas ao acelerador.

Dotada de EMSB - Engine Mode Select Button, com três diferentes mapeamentos do motor, e HRC Launch Control System com três níveis de auxílio a largada, a CRF 250RX pesa apenas 111 kg em ordem de marcha.

HONDA CRF 250R – Pura máquina de motocross, a Honda CRF250R 2020 é equipada com o HRC Launch Control de três níveis – Muddy, Dry e Dry/Expert e também permite os três ajustes de motor via EMSB - Engine Mode Select Button.

O motor, um monocilindro DOHC, é igual ao da CRF 250RX mas com acerto que favorece a transmissão de potência ao solo de maneira mais agressiva. Idem quanto ao ajuste das suspensões Showa, mais rígido que na CRF 250RX. Outro diferencial é a a roda traseira de 19" (18" na CRF 250RX). Pesa apenas 108 kg em ordem de marcha e na versão 2020 ganhou novos grafismos.

Disponiveis em pré-venda até o dia 15 de setembro, os modelos chegarão em momentos distintos ao mercado, com preço público sugerido de:

CRF 250R – R$ 41.402,00, com chegada ao mercado em Outubro de 2019; 
CRF 250RX – R$ 42.830,00, com chegada ao mercado em Novembro de 2019;
CRF 450R – R$ 44.462,00, com chegada ao mercado em Setembro de 2019;
CRF 450X – R$ 45.482,00, com chegada ao mercado em Novembro de 2019;
CRF 450RX – R$ 45.890,00, com chegada ao mercado em Outubro de 2019


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br