Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

Motovelocidade

Yamaha suspende Viñales do próximo GP da Áustria

12 de August de 2021

O piloto espanhol da Yamaha, Maverick Viñales, não vai correr no GP da Áustria que ocorre neste domingo (15/08), no circuito  Red Bull Ring. O motivo declarado pela equipe Yamaha para a retirada do piloto é o seguinte: “As ações do piloto podem ter causado danos significativos ao motor ... o que pode ter causado sérios riscos para ele próprio e possivelmente para outros pilotos.”

 


Yamaha anuncia retirada de Maverick Viñales do próximo GP da Áustria - Divulgação Yamaha

 

O anúncio da “retirada” do seu piloto do GP da Áustria, aconteceu após análise aprofundada de telemetria e dados da sua motocicleta depois da corrida do último final de semana, que aconteceu no circuito em Estíria, na Áustria. 

 

Na última corrida, Viñales largou forte e após o acidente que ocorreu com Pedrosa e Savadori, o piloto da Yamaha apresentou problemas em sua motocicleta e precisou largar do pit-lane, na última posição. 

 

Quer comprar uma moto da Yamaha? Confira os anúncios do MOTO.com.br, clique aqui!

Viñales então disse que lutava com problemas em sua motocicleta, uma mensagem persistente de 'pit lane' em seu painel e também recebeu uma penalidade de 'Volta longa' por ultrapassar os limites da pista, terminando a corrida no pit lane, em 19º e último lugar.

 

Em nota a Yamaha divulga: 'A conclusão da Yamaha é que as ações do piloto podem ter potencialmente causado danos significativos ao motor da sua moto YZR-M1, o que pode ter causado sérios riscos ao próprio piloto e possivelmente representado um perigo para todos os outros pilotos na corrida de MotoGP.'

 

Apesar de não detalhar quais foram as ações do piloto, alguns rumores surgiram e indicam que Maverick pode ter acelerado deliberadamente a moto no limitador ao longo da reta principal nas voltas finais, provavelmente devido à frustração com os problemas técnicos que encontrou.

 


Viñales do GP da Áustria - Divulgação Yamaha

 

Seja qual for o motivo, o piloto espanhol está fora do próximo GP da Áustria e não vai ser substituído na corrida. A decisão lança sérias dúvidas sobre se o espanhol voltará a correr com a M1, tendo já concordado em se separar da fábrica no final desta temporada. A suspeita é que Maverick Vinãles seja contratado pela Aprilia.

 

Caso ele não volte mais correr com a Yamaha, Maverick possivelmente será substituído pelo piloto de testes Cal Crutchlow (atualmente substituindo Franco Morbidelli na Petronas, que atualmente está machucado). Existe até a possibilidade de Valentino Rossi, que pilota uma Yamaha M1 (igual de Maverick Viñales), ocupar a vaga. Mas antes de especular, vamos esperar o próximo capítulo de Maverick e Yamaha.

 

Compartilhe esse anúncio