WSBK: Vai começar a temporada 2011

O circuito de Phillip Island, na Austrália, receberá a primeira etapa da competição, neste fim de semana.

Por Roberto Brandão

A vigésima quarta edição do campeonato Mundial de Superbike começará neste fim de semana, com a etapa inicial de Phillip Island, na Austrália. O espetacular circuito à beira mar, que fica a 150 km de distância de Melbourne, foi palco para dois dias de testes oficiais no começo desta semana, que acabou com Carlos Checa, da Ducati, na ponta.

Os 21 pilotos entrarão em Phillip Island nesta sexta feira para os primeiros treinos livres da temporada 2011. Max Biaggi, da Aprilia Alitalia, terá o trabalho de assegurar seu título de campeão Mundial com sua RSV4 Factory. O italiano tem como companheiro de equipe o piloto britânico, Leon Camier. A equipe satélite da Aprilia, a Pata Racing Team, será representada pelo piloto japonês, Noriyuki Haga.

O piloto norte irlandês, Jonathan Rea, representará as cores da Castrol Honda ao lado do espanhol Ruben Xaus. A Honda e a marca de lubrificantes irão reviver uma parceria que rendeu três títulos mundiais entre 1997 e 2002.

Quem ditou o ritmo durante os dois dias de testes dessa semana em Phillip Island foi o único representante da equipe Althea Racing, Carlos Checa, que colocou a Ducati no topo da tabela de tempos.

Outra equipe que representará a Ducati no WSBK é a Team Effenbert-Liberty, com os pilotos Jakub Smrz e Sylvian Guintoli. Além dessas duas, a equipe Supersonic Ducati também utilizará o modelo 1098R da marca italiana, e seu piloto Maxime Berger tentará bons resultados em 2011.

A Kawasaki entrou forte esse ano na competição, e terá duas equipes e cinco pilotos no grid de largada do WSBK em 2011. A Team Pedercini, equipe satélite, é composta pelos pilotos Roberto Rolfo e Mark Aitchison. Já a equipe de fábrica será representada pelo ex-piloto da MotoGP, Chirs Vermeulen, Joan Larscorz e Tom Sykes.

A BMW também aumentou seu contingente no campeonato Mundial de Superbike e agora tem duas equipes na competição. A equipe de fábrica é composta por Troy Corser e Leon Haslam. Já a satélite, a BMW Motorrad Itália, terá James Toseland e Ayrton Badovini (campeão da Superstock 1000 em 2010) como seus pilotos.

A Yamaha terá somente uma equipe de fábrica para a temporada 2011, e contratou o ex-piloto da MotoGP, Marco Melandri e Eugene Laverty para tentar conquistar o segundo título mundial na categoria.

A Suzuki Alstare decidiu participar do campeonato neste ano co0m apenas um piloto em sua formação, o italiano Michel Fabrizio.

A primeira etapa do campeonato Mundial de Superbike acontecerá neste fim de semana, no circuito australiano de Phillip Island. A prova será transmitida pelo canal de TV por assinatura, Bandsports, e, segundo a programação do canal, começará a partir das 22hs (horário local) de sábado.

Calendário 2011 do Campeonato Mundial de Superbike:
27 de Fevereiro – Austrália, Phillip Island
27 de Março – Inglaterra, Donington Park
17 de Abril – Holanda, Assen
08 de Maio – Itália, Monza
30 de Maio – EUA, Miller Motorsports Park
12 de Junho – San Marino, Misano Adriatico
19 de Junho – Espanha, Motorland Aragon
10 de Julho – República Tcheca, Brno
31 de Julho – Inglaterra, Silverstone
04 de Setembro - Alemanha, Nurburgring
25 de Setembro – Ímola, Itália
02 de Outubro – França, Magny-Cours
16 de Outubro – Portugal, Portimão


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br