Vencedores da 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade

Confira os vencedores da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade

Por Thiago Dantas

Neste final de semana (15 e 16/04), aconteceu a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. 

 
Campeonato Brasileiro de Motovelocidade - Etapa Goiânia - Foto: Bruno Cesar

 

A etapa de abertura aconteceu no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). Foram duas corridas, uma no sábado e outra no domingo, onde rendeu grandes momentos e belas ultrapassagens.

 
A  comissão organizadora também recebeu os motociclistas da cidade que vieram prestigiar a abertura do campeonato - Foto: Bruno Cesar

 

Com mais de 100 pilotos inscritos nas diversas categorias, o show sobre duas rodas foi garantido com as disputas que valeram pontos importantes para o calendário 2023.

 

Sábado - 15/04

 

Moto 1000 GP

 

Pela classe principal do Moto 1000 GP, os irmãos Kawakami protagonizaram um verdadeiro espetáculo de ultrapassagens. Iniciando a disputa pelo título da GP1000, Ton Kawakami (#87), da equipe PRT AD78 Yamaha, foi o mais rápido e venceu a prova por uma pequena diferença de 67 centésimos, contra o seu irmão Meikon Kawakami (#83), da equipe PRT M78 Yamaha. A terceira colocação ficou com Wendell Vaz (#14) da equipe Center Moto Racing.

 

GP600

 

Pela GP600, categoria de acesso do Moto 1000 GP, Kaká Fumaça (#36) não teve dificuldades para vencer a 1ª bateria.

 

Nas posições seguintes, a briga entre Pedro Valiente (#25) e Eduardo Burr (#88) – que valia a segunda posição no pódio – estendeu-se ao longo de todas as sete voltas da prova. Os dois pilotos chegaram a trocar de posições, porém, Valiente conseguiu se manter à frente do adversário e receber a bandeirada em segundo. Eduardo Burr chegou logo atrás em terceiro e garantiu o bronze.

 

GP300

 

Com 22 pilotos na pista, a primeira bateria da GP300, classe de entrada do Moto 1000 GP, foi vencida por João Fascineli (#13). O jovem piloto cravou a pole position nos classificatórios e dominou, de ponta a ponta, o sprint de seis voltas. A segunda posição ficou com Daw Pereira (#18) e Raquel Vaz (#199) fechou o pódio. 

 

Campeonato Yamalube R3 bLU cRU Latin America

 

Pelo Campeonato Yamalube R3 bLU cRU Latin America, competição que integra o Brasileiro de Motovelocidade, as disputas trouxeram ainda mais emoção neste primeiro dia de provas da etapa de abertura do calendário 2023. 

 

Categoria Cup

 

Pela categoria Cup, exclusiva para pilotos com mais de 23 anos, o pódio foi definido apenas nos metros finais da corrida de 10 voltas programadas. Pilotando motos Yamaha YZF-R3, um grupo de cinco competidores formou um pelotão que abriu vantagem para os demais adversários e revezou a liderança.

 

Por uma diferença de poucos milésimos, Willians Piuí (#92)  venceu a primeira bateria da Yamalube R3 bLU cRU Cup. Bruno Ribeiro (#169) ficou em segundo, seguido por Fabricio Zamperetti (#82) na terceira posição e por fim, Bruno Novillo (#8) ficou em quarto e Alex Schultz (#22) em quinto.

 

Categoria Talent

 

Pela categoria Talent - com pilotos de 12 a 22 anos – a bateria programada para 10 voltas conheceu seu vencedor apenas nos últimos metros de prova. 

 

Em um longo grid formado por 27 pilotos, os destaques foram Kevin Fontainha (#26), o pole position, e os pilotos Gustavo Manso (#88), Guilherme Fernandes (#72) e Mário Salles (#43). Ainda nas primeiras voltas o grupo aumentou o ritmo e se distanciou dos demais. Logo no início, Kevin e Manso dividiram a ponta, com Mário Salles colado logo atrás.

 

Com ao menos quatro pilotos com chances reais de vencer a corrida, a última volta deu início a disputa final. Mário Salles e Kevin Fontainha abriram na frente. Os dois trocaram de posições e se encaminharam para as últimas curvas. Na entrada da reta final, os quatro pilotos estavam praticamente lado a lado. 

 

Porém, Guilherme Manso aproveitou o vácuo e conseguiu cruzar a linha de chegada na frente. Kevin Fontainha ficou em segundo, seguido por Mário Salles em terceiro e Guilherme Fernandes em quarto. Brayann Ligeirinho completou a lista dos mais rápidos e encerrou a corrida na quinta posição.

 

Domingo - 16/04

 

O clima ajudou e o segundo dia de provas na etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade rendeu muitas emoções, com belas ultrapassagens e vitórias importantes que marcaram o início da temporada 2023. Disputada no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), sob o sol quente da região centro-oeste do país, a rodada teve cinco baterias realizadas no domingo (16).

 

Moto 1000 GP

Programada inicialmente para 15 voltas, a corrida recebeu bandeira vermelha ainda na quarta volta após os pilotos Victor Oliveira (#5) e Guilherme Agostine (#58) se envolverem em um acidente, que causou a interrupção da prova. Imediatamente, os dois foram atendidos pela equipe médica e passam bem.

 

Com isso, a briga pela primeira posição pelos irmãos Kawakami ficou mais acirrada. Num ritmo muito forte, os dois abriram uma enorme diferença para o pelotão mais próximo e se aproximaram cada vez mais dos retardatários. Meikon Kawakami (#83) se saiu melhor na companhia dos adversários mais lentos e conseguiu abrir, pela primeira vez, uma pequena folga sobre o irmão. Já Ton Kawakami (#87) ficou para trás e passou a rodar um pouco mais lento. Com isso, Meikon se encaminhou para uma vitória tranquila, abrindo sete segundos de vantagem. Ton Kawakami encerrou a corrida na segunda posição e na terceira posição ficou com Wendell Vaz (#14).

 

GP600

O grande nome da classe ficou mais uma vez com Kaká Fumaça (#36). Pole position e vencedor da primeira bateria, realizada no sábado (15), Kaká foi imbatível e venceu com folga a ‘corrida 2’.

 

A vice liderança ficou com Pedro Valiente (#25) e fechando o pódio, seguiu o  Vicente Flores (#23).

 

GP300

Na ‘corrida 2’ coroou novamente João Fascineli (#13) como campeão. Seguido por Daw Pereira (#18) e Raquel Vaz (#199).

 

Campeonato Yamalube R3 bLU cRU Latin America

 

Categoria Cup

 

Briga boa na disputa da ‘corrida 2’ da categoria Cup do Campeonato Yamalube R3 bLU cRU Latin America.

 

Ao todo seis pilotos estavam rodando no mesmo ritmo, a disputa pela vitória foi decidida apenas nos metros finais da corrida de 12 voltas programadas. 

 

Willians Piuí (#92), que fez a pole position e venceu a ‘corrida 1’, realizada no sábado (15), foi mais uma vez o grande vencedor. 

 

Logo no início da prova, Willians Piuí (#92), Bruno Ribeiro (#169), Fabricio Zamperetti (#82) e o argentino Bruno Novillo (#58) abriram uma pequena diferença para os adversários. Porém, não conseguiram se distanciar. Os pilotos Alex Schultz (#22) e Lucas Adrian (#37) entraram na briga no pelotão, que seguiu com um ritmo intenso até as voltas finais.

 

Na abertura da última volta, o pódio estava completamente indefinido. Adrian abriu a volta final na frente, mas a dança das posições seguiu constante. Após ultrapassar alguns retardatários, o pelotão seguiu para as últimas curvas. Na entrada da reta dos boxes, os seis pilotos estavam praticamente lado a lado. Willians Piuí recebeu a bandeirada em primeiro. Bruno Novillo terminou a prova na segunda colocação, seguido por Lucas Adrian que completou o pódio em terceiro. Fabricio Zamperetti foi o quarto colocado, logo à frente de Bruno Ribeiro, em quinto.

 

Categoria Talent

 

Pela categoria Talent, com pilotos de 12 a 22 anos, a briga pela vitória da ‘corrida 2’ foi definida também nos instantes finais e ficou na casa dos milésimos. Menos de dois décimos separaram o vencedor do quinto colocado na linha de chegada e apenas seis milésimos de segundo garantiu o ouro para Gustavo Manso (#88). O segundo lugar ficou com Kevin Fontainha (#26). Guilherme Fernandes (#72) ficou em terceiro.

Após um final de semana intenso de treinos e corridas em Goiânia (GO), o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade parte para a sua 2ª etapa, que será realizada no Autódromo Orlando Moura, em Campo Grande (MS), nos dias 26, 27 e 28 de maio.

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br