Toseland: "WSBK é tão difícil como a MotoGP"
Inglês declarou que atingir o topo da MotoGP não mais difícil que na Superbike.
Por Adilson
Por Adilson
James Toseland acredita que os desafios que enfrenta tentando andar na frente no Mundial de MotoGP não é mais difícil que fazer o mesmo no Mundial de Superbike.
Cada campeonato tem seu devido mérito, e requer muito talento do piloto. Isso já é debatido há muito tempo e nenhum piloto na história conseguiu levar o título das duas categorias.
De fato, depois que a MotoGP passou a correr com máquinas 4 tempos em 2002, somente Troy Bayliss, Max Biaggi, Alexandre Barros, Chris Vermeulen e Makoto Tamada venceram uma corrida de MotoGP e de Supebike.
Toseland tem dois títulos no WSBK e trocou de categoria essa temporada, indo para a MotoGP. O inglês fala que essa lista é pequena porque cada campeonato acaba produzindo seu especialista, tornando difícil aumentar esse número de vencedores.
“Na MotoGP, eles tem um estilo diferente de pilotagem e a maneira como são feitas as ultrapassagens difere em cada categoria”, disse Toseland. “Não é fácil bater o Valentino Rossi na MotoGP, como também é muito difícil superar Troy Bayliss na Superbike”.
“Quando eu estava na Superbike os pilotos eram especialistas em corridas de Superbke, então á tão difícil quanto vencer corridas na MotoGP”, explicou.
Toseland entrou no Mundial de Superbike em 2001, terminando sua primeira temporada na 13ª colocação. O inglês conseguiu seu primeiro pódio em 2002, primeira vitória em 2003 e o primeiro título em 2004.
Para Toseland uma coisa que difere bastante a MotoGP da WSBK é o nível de talento presente nos 18 pilotos que entram na pista. “O nível da MotoGP é simplesmente incrível. Eles tem onze campeões mundiais, acredito, de várias categorias diferentes”.
“O nível de competição entre pilotos e equipes é muito próximo na MotoGP. Uma mínima desvantagem e você já se encontra fora do top 10 facilmente”.
Depois de um ótimo segundo lugar na classificação na sua corrida de estréia no Catar, os quatro sextos lugares em suas primeiras sete largadas e um acidente no GP da Inglaterra, em casa, marcaram o difícil começo de Toseland na MotoGP.
O piloto da Tech 3 Yamaha está pronto para se recuperar da última prova em Laguna Seca, quando conseguiu a quinta posição no grid, mas teve sérios problemas com os pneus Michelin na corrida, terminado a prova americana na nona posição.
Depois de onze rodadas, num total de 18, Toseland ocupa a nona colocação na classificação do Mundial de MotoGP.
A MotoGP, que até 2002 era de 500cc, começou em 1949, e o Mundial de Superbike foi criado em 1988. Desde essa data 11 pilotos diferentes levaram o título da WSBK, em quanto nove pilotos diferentes levaram o Mundial de MotoGP, no mesmo período.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário