Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

Motovelocidade

Superbike Brasil confirma adiamento da quarta etapa da temporada 2019

29 de May de 2019


Foto: Sampafotos

Nesta quarta-feira (29), o Superbike Brasil emitiu um comunicado informando que a quarta etapa da temporada 2019, originalmente programada para o dia 16 de junho em Interlagos, está adiada.

Após as mortes de Maurício Paludete e Danilo Berto no autódromo paulistano, Honda, Yamaha e Kawasaki anunciaram a suspensão temporária das atividades no campeonato - as duas primeiras patrocinavam o certame e mantinham categorias monomarca também.

Diante do cenário, a realização da quarta etapa na data programada se mostrava cada vez mais complicada. Se já era pouco provável a realização da prova, qualquer possibilidade caiu por terra quando a Prefeitura de São Paulo anunciou a suspensão de corridas de moto no autódromo por 60 dias.

Com isso, a organização do Superbike Brasil confirmou o adiamento da quarta etapa. Embora não tenha dito nada sobre a quinta etapa, que aconteceria também em São Paulo, em junho, a possibilidade de outro adiamento é grande. Não foram divulgadas informações adicionais no comunicado da categoria, apenas um aviso de que "em breve a Organização emitirá novos comunicados".

Confira a nota do Superbike Brasil na íntegra: 

"A Organização do SuperBike Brasil vem por meio desta comunicação informar que a próxima etapa da temporada 2019, inicialmente marcada para o dia 16 de junho de 2019 no Autódromo de Interlagos – São Paulo está adiada.

O adiamento se dá em razão dos últimos acontecimentos onde a Organização entende ser importante uma profunda reflexão e análise do que mais pode ser feito para aumentar a segurança para os pilotos, além das inúmeras ações que já vinham sendo implementadas nos últimos anos. Tal análise pretende trazer todos os envolvidos na realização das provas, e, a partir daí, apresentar uma agenda propositiva incluindo todas as oportunidades de melhoria, sejam elas inerentes ou não ao escopo de atuação da Organização do SuperBike Brasil. Em breve a Organização emitirá novos comunicados."

Confira o comunicado da Prefeitura da Cidade de São Paulo:

"A Prefeitura de São Paulo informa que, por conta do último e lamentável episódio ocorrido no Autódromo de Interlagos, no dia 26 de maio, que resultou na morte do piloto Danilo Berto, decidiu suspender preventivamente, por 60 dias, todos os eventos de motociclismo naquele local.

Só serão permitidos eventos de passeio, com velocidade controlada e sem caráter competitivo. A suspensão será mantida até que os promotores e organizadores dos eventos apresentem novas garantias de segurança, como vistorias em equipamentos e motos, certificação dos pilotos, medidas de resgates e relatório de bafômetro, entre outras exigências.

Após a fatalidade ocorrida anteriormente, no dia 14 de abril, o Autódromo já havia exigido dos organizadores – além das obrigações prévias de segurança, previstas no contrato e no padrão Federação Internacional de Motociclismo (FIM) – um Atestado de Responsabilidade Técnica (ART) assinado por um engenheiro responsável, avaliando a segurança da pista para cada prova.

Vale destacar que o Autódromo de Interlagos já recebeu, nos últimos 10 anos, cerca de 18 mil competidores e participantes dos eventos de motociclismo, num total de 300 etapas realizadas em 761 dias." 


Foto: Sampafotos

Alex Barros Racing confirma continuação no Superbike Brasil

Quem ainda não havia se manifestado também era Alex Barros, principal nome brasileiro da motovelocidade na história. Também nesta quinta, a equipe que leva o nome do piloto postou uma mensagem no Instagram afirmando que segue na competição, diferente de Honda, Yamaha e Suzuki - Barros corre de BMW.

O comunicado ressalta a preocupação com a segurança dos pilotos, falando na criação de uma Comissão de Segurança para acompanhar as medidas que serão tomadas, além de confirmar a permanência no campeonato. 

Confira o comunicado da Alex Barros Racing: 

"A Alex Barros Racing reitera seu pesar pelo falecimento do piloto Danilo Berto, que além de competidor capacitado, era um amigo da família Barros. Nossa sensação é de profunda tristeza e irrestrita solidariedade nesses dias tão sofridos para a família. 

A Equipe Alex Barros Racing mantém o compromisso assumido há quatro anos com a organização do Superbike Brasil e reafirma que continuará participando do Campeonato.

Atravessamos um período difícil, que exige união em prol da continuidade da modalidade esportiva que tanto amamos. Precisamos avançar, ter voz ativa para que os autódromos de todo o país possam ser atualizados em termos de segurança.

Os acidentes acontecem com mais frequência em Interlagos pelo fato de ser esse o circuito que sedia mais corridas. A preocupação com proteção aos pilotos é prioridade, e em conjunto com o Campeonato, estamos empenhados na busca por melhorias e avanços, os quais, estamos seguros, podem ser atingidos.

Neste sentido, uma Comissão de Segurança composta por profissionais de diferentes competências foi formada, e acompanhará de perto as melhorias que serão efetivadas a curto prazo.

Acreditamos que esta fase difícil nos dá forças para renovar o empenho por um futuro mais positivo para o motociclismo esportivo no Brasil, e vamos continuar participando ativamente para que isso efetivamente aconteça."

 

Compartilhe esse anúncio