Não foi somente o campeão da temporada 2007 que a MotoGP conheceu ontem, em Motegi. A categoria máxima do motociclismo viu também, no circuito japonês, a consagração de seu mais jovem ganhador da taça.
Casey Stoner garantiu o título aos 21 anos, 11 meses e oito dias, quebrando assim um recorde que pertencia a Valentino Rossi, cujo primeiro caneco foi alcançado aos 22 anos, oito meses e 18 dias, em 2001.
“Tudo parece ser irreal neste momento”, falou o campeão com cara de menino, que faturou o prêmio por antecipação ao terminar a corrida nipônica na sexta posição. A vitória ficou com seu companheiro de equipe na Ducati, Loris Capirossi.
“Estou me esforçando para encontrar as palavras. Acho que não existe sensação melhor que esta e acredito que vou levar alguns dias para entender o que aconteceu direito. É estranho, pois não esperava conquistar o título nesta etapa”, completou o australiano.
Rossi, que precisava chegar à frente do rival para impedir a definição antecipada do certame, sofreu com o rendimento de sua Fiat Yamaha no traçado japonês — que esteve úmido no início da disputa, mas foi secando com o passar das voltas — e obteve um modesto 13º lugar.
Depois da prova, bem ao estilo “ao vencedor, as batatas”, o heptacampeão fez questão de parabenizar o adversário. “Parabéns ao Casey e a Ducati. Estou muito feliz por ele, pois mereceu o título. O Stoner não cometeu nenhum erro durante o ano e sempre foi competitivo, portanto, teve todos os méritos pela conquista”, afirmou o italiano.
Restando três corridas para o encerramento da temporada, Stoner aparece na liderança da classificação com 297 pontos. Rossi ocupa a segunda posição da tabela com 214, seguido de Daniel Pedrosa, com 188. Alexandre Barros, oitavo colocado no GP do Japão, é o décimo da lista, com 91 tentos.
A próxima etapa da MotoGP será disputada no dia 14 de outubro, em Phillip Island, na Austrália. Na casa do novo campeão, já dá para imaginar a enorme festa que os torcedores irão fazer.
Equipe MOTO.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário