SBK Series: Reta final em Brasília (DF) com ShowDown
Decisão da temporada 2013 da competição esquenta para os pilotos da categoria principal Superbike Pro
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
A temporada 2013 do SuperBike Series Brasil entra na reta final com o ShowDown. Os pilotos tem um único objetivo: ser campeão. Com essa mentalidade, os competidores da SuperBike Pro, principal categoria do maior campeonato de motovelocidade da América Latina, terão que superar seus rivais e os próprios limites para conquistar o título. E para iniciar o duelo, Brasília (DF) recebe as provas oficiais nesse domingo, dia 20/10, com a oitava etapa da competição.
O ShowDown, sucesso absoluto em competições como a Nascar e outras do esporte a motor, nada mais é do que um sistema de pontuação, definido a partir da ordem de classificação no campeonato e que busca igualar as disputas, tornando as corridas ainda mais eletrizantes. Este é o segundo ano consecutivo que o SuperBike Series Brasil adota este formato, aprovado por unanimidade pelos participantes, torcida e patrocinadores.
O regulamento funciona da seguinte forma. Os dez pilotos melhores ranqueados na categoria SuperBike Pro terão suas pontuações zeradas e, em seguida, receberão cada um 500 pontos. De acordo com suas posições atuais, serão incluídos de 25 a 13 pontos, conforme a posição na atual tabela: 1º (525 pontos), 2º (522 pontos), 3º (520 (pontos), 4º (518 pontos), 5º (516 pontos), 6º (515 pontos), 7º (514 pontos), 8º (513 pontos) 9º (512 pontos) e 10º (511 pontos).
Na disputa das três últimas etapas, Maico Teixeira, da Equipe Honda Mobil de Motovelocidade, é o piloto a ser batido. O gaúcho é o primeiro colocado no campeonato com 525 pontos, a frente de seu companheiro de equipe, José Luiz Cachorrão, o segundo colocado. A terceira posição é do experiente italiano Sebastiano Zerbo, da Team SBK Ducati Perfect Motors, que corre contra o tempo para se recuperar de uma lesão. O gringo promete estragar a festa da equipe rival.
Com fome de vitória, Bruno Corano, da equipe ELF Monster Energy Kawasaki SuperBike Team, é outro nome forte na briga pelo título. O quarto colocado com 518 pontos espera desbancar os concorrentes e chegar a mais um título do SuperBike Series Brasil.
A quinta e sexta colocações são de Ricardo Pelosini, da Wynn´s Racing, e Massao Nishimoto, da Motonil, respectivamente, que chegaram “quietos” na temporada, mas estão andando forte na competição.
Outro piloto que merece respeito e deve ser lembrado é Danilo Andric. Após um início de ano complicado, em que se machucou e ficou fora das duas primeiras provas, o paulista da Andric Motorcycle deve entrar no “bolo” do campeonato. Ele é o sétimo colocado com 514 pontos.
Já o piloto Diego Pretel, da Team SBK Ducati Perfect Motors, tenta dois feitos inéditos: uma vitória na temporada e o título do campeonato. Ele ocupa a oitava colocação.
Fotos: Divulgação
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário