SBK Series: piloto e empresário, uma dupla jornada

Rodrigo de Benedictis, competidor da SBK Series, mostra um pouco do seu dia-a-dia entre as pistas e o escritório

Por Leandro Lodo

Leandro Lodo

MOTO.com.br conversou com o piloto e empresário da indústria alimentícia, Rodrigo de Benedictis, e nesta matéria contamos como é a conciliação entre a vida nas pistas e dentro do escritório, desde a sua preparação física e dieta até a cobrança da família e da empresa.

Atualmente, Rodrigo de Benedictis #97 é piloto da SBK Series Brasil correndo com uma BMW S1000 RR pela equipe Alpha Racing Brasil, comandada pela Motonil de Araras (SP), equipe que o piloto corre desde 2009 quando começaram as surgir seus patrocinadores.

Rodrigo de Benedictis, assim como outros pilotos, também se divide entre a família, o trabalho e a paixão pela velocidade.

O competidor, ao contrário do que parece, começou a correr pilotando karts, passou para o automobilismo e, passados dois anos morando na Inglaterra, retornou ao Brasil e encontrou sua verdadeira paixão na motovelocidade.

Nascido na cidade de São Paulo, Rodrigo de Benedictis, 36, “rala” durante a semana para poder treinar na sexta-feira, já se aproximando da corrida, que normalmente acontece aos domingos.

Para mostrar o dia-a-dia de Rodrigo de Benedictis, fizemos algumas perguntas a ele. Acompanhe um pouco da vida deste piloto e empresário de jornada dupla.

MOTO.com.br: Rodrigo, quando você começou a correr?

Rodrigo de Benedictis: Eu comecei pilotando karts em 1993 correndo no campeonato paulista de kart, mas foi somente em 1995 que subi ao pódio pela primeira vez, sendo assim campeão. Dois anos depois, fui para a Inglaterra, onde realizei o curso de pilotagem do Jim Russel. Curso esse por onde passaram grandes pilotos como Emerson Fittipaldi, Gilles Villeneuve, entre outros famosos.

Retornando ao Brasil em 1999, resolvi partir para as motos em cima de uma CBR 600. Daí para os treinos em Interlagos foi um passo. Em 2000 já corria; acelerei forte nas 500cc e 750cc. Em 2003 fui vice na supermoto na categoria SM2 e em 2004 corri na SM1. Em 2005 estive na Superbikes e desde os últimos três anos fiquei sempre entre os 5 primeiros.

MOTO.com.br: Os seus patrocinadores são suficientes para pagar os custos das corridas?

Rodrigo de Benedictis: No Brasil, para conseguir patrocínio sempre foi muito difícil, pois as empresas nunca acreditaram na motovelocidade. Além disso, a categoria de uns anos pra cá estava  praticamente abandonada, mas de 3 anos para cá o Bruno Corano assumiu e resolveu mostrar o quanto a categoria vem crescendo no país.

Meu primeiro patrocínio veio quando me juntei à equipe Motonil Motors de Araras em 2009. A partir daí começaram a surgir os patrocinadores. Este ano tenho 80% de patrocínio e apenas 20% tenho que bancar do bolso, mas minha expectativa é ter 100% em 2013.

MOTO.com.br:  Nós sabemos que treinar influencia diretamente no desempenho das pistas; quantas vezes por semana você treina? Há alguma dificuldade em realizar estes treinos?

Rodrigo de Benedictis: Minha preparação é diária, acordo todos os dias às 05:30hs da manhã para ir para academia. Meus treinos são realizados sob a supervisão do meu Personal Trainer e envolve desde exercícios de fortalecimento até exercícios aeróbios como corrida diária de 7 km na esteira. Minha alimentação também é controlada e acompanhada por uma nutricionista, tudo para manter o peso e boa forma física.

MOTO.com.br: Fale a respeito da motovelocidade no Brasil.

Rodrigo de Benedictis: A motovelocidade no Brasil, como disse, passou uma fase muito ruim anos atrás, pois não tinha uma gestão eficiente; sendo assim, estava abandonada. Mas logo após o Bruno Corano lançar o SBK series, ela só vem crescendo no país. Junto com a mídia, com grandes montadoras e empresas multinacionais investindo e acreditando, ano a ano teremos com certeza um grande crescimento nunca visto antes.

MOTO.com.br: Quais são suas expectativas para o ano?

Rodrigo de Benedictis: Minha expectativa para 2012 é muito boa. Minha meta e de minha equipe é lutar pelo título até o fim e terminar entre os 3 primeiros da categoria da SBK na qual corro hoje.

Este ano será um ano muito competitivo, pois além do nível no Brasil estar muito alto, pilotos estrangeiros estão migrando aqui para o país. Além disso, há incentivo das montadoras não somente para podermos correr com as motos das respectivas marcas, mas também para o melhor desenvolvimento delas.

MOTO.com.br: Na equipe há 4 pilotos correndo com a S1000RR da BMW,. Fale um pouco desta moto.

Rodrigo de Benedictis: Esse ano estou correndo de BMW S1000 RR, a mesma moto que andei no ano passado. Estamos esperando chegar a versão 2012 em abril, uma moto muito forte. Agora estamos na fase dos últimos ajustes a serem feitos para virarmos os tempos que os ponteiros estão virando (1 segundo mais rápido), pois a moto tem muita eletrônica e muitos ajustes para chegar ao melhor set up.
              
MOTO.com.br: Você, como empresário, encontra dificuldades em conciliar o trabalho e a vida de piloto?

Rodrigo de Benedictis: Sim, porque sou muito cobrado pela minha família, esposa, pai, filho, e a empresa exige muito tempo e dedicação. Hoje a concorrência esta em todos os ramos, não é fácil assimilar os problemas com as corridas, mas quando subo na moto tiro todo o stress  que sofro na empresa e libero nas pistas.

Além disso, o ramo em que atuo exige 24horas por dia, não tem hora prá nada, é muito puxado. Muitas vezes não tenho tempo para treinar nos dias que antecedem as corridas. Normalmente chego para treinar na sexta-feira e a corrida já é no domingo. E ainda há um porém: não posso estragar o brinquedo, caso contrário não corro no domingo, pois não possuo moto reserva e assim é difícil para achar a melhor regulagem para a pista de relação de marcha e suspensão. Tem que ser mágico para andar junto com as outras equipes que treinam desde o começo da semana que antecede a corrida.

Fotos: Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br