Ruben Xaus é o novo Team Manager da Bimota

O ex-piloto da Ten Kate Honda no WSBK levou dois protótipos da marca, um Moto2 e um SBK, para testes na pista

Por Roberto Brandão

O piloto da equipe Ten Kate Honda no Mundial de Superbike em 2011, Ruben Xaus, se juntou à marca italiana Bimota como “team manager”, onde ele está ajudando a desenvolver novas motocicletas para o SBK e para a Moto2, categoria intermediária do campeonato Mundial de Motovelocidade.

Além disso, a Bimota também juntou forças com a Edo Racing para constituir um novo Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento. O espanhol Xaus, vice-campeão do WSBK em 2002, pilotou as motos da Moto2 e SBK durante um teste no circuito de Almeria.

“Faço parte da Bimota desde alguns meses atrás e estou tentando trazer toda minha experiência como piloto mundial. Eu decidi criar um projeto de desenvolvimento, junto com a Edo Racing que pode permitir mais flexibilidade e um serviço mais rápido para que a empresa possa concentrar totalmente no planejamento e criação de protótipos”, disse Xaus.

“Eu realmente gostei da HB4 2012 [Moto2] e sua facilidade de condução. Dá pra sentir os ajustes e as suspensões Bitubo realmente ajudaram. A moto do Superbike ainda está em seu início. Acabamos de verificar soluções diferentes sobre o chassi e do próximo passo para a frente nós vamos conhecer melhor como é o nosso nível de competitividade do projeto ", completou.

Em relação da máquina da SBK, uma declaração da Bimota diz que eles estão “absolutamente abertos a possibilidade de já este ano, a moto possa competir em uma etapa”. Entretanto não ficou claro a qual campeonato eles se referiam.

A Bimota venceu a primeira corrida da história do Mundial de Superbike, que aconteceu em Donigton Park em 1988, com o piloto Davide Tardozzi. Anthony Gobert levou a Bimota ao décimo primeiro lugar e a mais recente vitória em 2000, antes da companhia sair da categoria.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br