Antes mesmo do início da temporada 2007, pilotos e especialistas apontavam Valentino Rossi e Daniel Pedrosa como os dois nomes favoritos à luta pelo título do Mundial da MotoGP. No GP do Catar, porém, Casey Stoner resolveu se intrometer na disputa e conquistou uma vitória categórica em sua estréia na Ducati. Mas na etapa da Espanha, realizada no último domingo, ninguém conseguiu se infiltrar no duelo entre o jovem espanhol e o astro italiano.
Em Jerez de La Frontera, “Dani” e “Vale” mediram forças desde os treinos da sexta-feira e deixaram a briga particular ainda mais evidente ao alinharem suas motos na primeira fila do grid. Pedrosa, com o modelo RC212V da Repsol Honda, superou o adversário na batalha pela pole-position por apenas 51 milésimos de segundo. Na corrida, foi a vez do “Doutor” dar as cartas com a veloz YZR-M1 da Fiat Yamaha e faturar, pela primeira vez no ano, o lugar mais alto do pódio. Uma conquista bonita, na opinião do multi-campeão.
“A moto se comportou muito bem desde a primeira volta. Enfrentamos alguns problemas quando andávamos com tanque cheio, mas na hora ‘H’ não aconteceu isso. Consegui uma boa vantagem e depois só administrei. Foi uma conquista prazerosa e muito bonita”, descreveu o heptacampeão de motovelocidade.
Rossi, de fato, esteve livre de dificuldades para arrematar a 59ª vitória na MotoGP. Assumiu a liderança ainda na primeira passagem e controlou a pressão imposta pelo rival espanhol com certa tranqüilidade. Ao final das 27 voltas, recebeu a bandeirada com mais de 1s2 de vantagem sobre Pedrosa, que terminou em segundo. Colin Edwards, com a outra Yamaha, chegou em terceiro.
Se no pelotão da frente o cenário era de sossego, no intermediário a disputa foi bastante intensa. Marco Melandri, Carlos Checa, Casey Stoner e Toni Elías trocaram de posições diversas vezes na luta pelo sexto lugar. Um pouco mais à frente, Nicky Hayden — atual campeão — e John Hopkins brigavam pela quarta colocação.
Restando 11 voltas para o fim, Hopkins perdeu o controle de sua Suzuki e acabou dando um passeio pela área de escape. A única conseqüência do incidente foi a queda do norte-americano para a última posição.
Enquanto isso, Elias e Stoner abriam caminho sobre os concorrentes e alcançavam o quarto e quinto lugares, respectivamente. Checa, Hayden e Marco Melandri fecharam a lista dos oito primeiros.
Alexandre Barros, 13º no grid de largada, chegou a andar em nono durante a corrida, mas foi superado por Chris Vermeulen e Shinya Nakano, terminando em 11º com o equipamento da Pramac d’Antin. Um resultado nada satisfatório considerando-se as pretensões do brasileiro, que almejava subir no pódio.
Na cerimônia de premiação e festa do champanhe, Rossi não fez questão de esconder a felicidade, afinal, não vencia desde setembro do ano passado; o que significava um intervalo de cinco provas sem vitórias — o maior enfrentado pelo piloto desde sua estréia na MotoGP, em 2000. “O sabor da vitória é algo difícil de se explicar. Eu tive arrepios no final da corrida”, revelou.
Pedrosa, apesar da derrota sofrida no seu GP de casa, ficou contente com o segundo lugar. “Tenho certeza de que os fãs esperavam que eu vencesse, mas foi um fim de semana fantástico. A moto estava boa, mas a corrida não foi fácil. Rossi forçou bastante e estava mais forte do que eu. Mesmo assim, estou feliz por subir ao pódio nas duas primeiras etapas”, declarou.
Com o resultado da etapa espanhola, Rossi passou a ser o novo líder do Mundial, com 45 pontos. Stoner e Pedrosa passaram a dividir a vice-liderança, com 36, mas no critério de desempate a vantagem é do australiano, por ter vencido a corrida de abertura do certame, em Losail. Barros aparece em décimo, com 12 tentos anotados.
A próxima corrida do torneio acontecerá no dia 22 de abril, no circuito de Istambul, na Turquia.
Confira o resultado do GP da Espanha:
1) Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha/M) 27 voltas em 45min53s340
2) Daniel Pedrosa (ESP/Repsol Honda/M), a 1s246
3) Colin Edwards (EUA/Fiat Yamaha/M), a 2s701
4) Toni Elias (ESP/Gresini Honda/B), a 4s351
5) Casey Stoner (AUS/Ducati/B), a 4s993
6) Carlos Checa (ESP/Honda LCR/M), a 10s000
7) Nicky Hayden (EUA/Repsol Honda/M), a 14s146
8) Marco Melandri (ITA/Gresini Honda/B), a 19s969
9) Chris Vermeulen (AUS/Rizla Suzuki/B), a 24s785
10) Shinya Nakano (JAP/Konica Minolta Honda/M), a 24s955
11) Alexandre Barros (BRA/Pramac d'Antin/B), a 25s008
12) Loris Capirossi (ITA/Ducati/B), a 25s852
13) Randy de Puniet (FRA/Kawasaki Racing/B), a 26s445
14) Makoto Tamada (JAP/Tech 3 Yamaha/D), a 36s653
15) Sylvain Guintoli (FRA/Tech 3 Yamaha/D), a 36s744
16) Kenny Roberts (EUA/Team Roberts (M), a 48s911
17) Kousuke Akiyoshi (JAP/Rizla Suzuki/B), a 50s784
18) Olivier Jacque (FRA/Kawasaki Racing/B), a 1min00s901
19) John Hopkins (EUA/Rizla Suzuki/B), a 1min03s371
Legenda:
B = Bridgestone / D = Dunlop / M = Michelin.
Os dez primeiros da classificação:
1) Valentino Rossi, 45 pontos
2) Casey Stoner, 36
3) Daniel Pedrosa, 36
4) Colin Edwards, 26
5) Marco Melandri, 19
6) Nicky Hayden, 17
7) Chris Vermeulen, 16
8) Toni Elias, 15
9) Jonh Hopikins, 13
10) Alexandre Barros, 12
Construtores:
1) Fiat Yamaha, 71 pontos
2) Repsol Honda, 53
3) Ducati, 40
4) Gresini Honda, 34
5) Rizla Suzuki, 29
6) Pramac d'Antin, 17
7) Konica Minolta, 12
8) Honda LCR, 10
9) Kawasaki Racing, 7
10) Tech 3 Yamaha, 4
11) Team Roberts, 3
Equipe MOTO.com.br
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