Rossi vence Pedrosa em duelo fantástico

No Estoril, italiano faz as pazes com a vitória e impede título antecipado de Stoner (3º).

Por Leandro Alvares

Se as últimas corridas foram marcadas pela monotonia e amplo domínio da Ducati, o mesmo não pôde ser dito sobre GP de Portugal, disputado neste domingo no circuito de Estoril.

A 14ª etapa da temporada 2007 foi emocionante do início à bandeira quadriculada, tendo como grande protagonista o multi-campeão Valentino Rossi, que garantiu a vitória com uma magnífica ultrapassagem sobre Daniel Pedrosa a duas voltas do final.

Para fazer as pazes com o degrau mais alto do pódio — não vencia há cinco provas —, o italiano da Fiat Yamaha teve de guiar “pendurado” em cada uma das 28 voltas e em ritmo de recuperação, já que caiu do terceiro para o quinto lugar na largada.

O primeiro a ser deixado para trás pelo “Doutor” foi Marco Melandri, sem dificuldades. Logo em seguida foi a vez de Nicky Hayden, que despencou da pole-position para o terceiro posto, ser superado pelo inspirado Rossi.

Lá na frente, Casey Stoner tentava conter os ataques de Daniel Pedrosa na luta pela primeira posição, mas acabou cedendo em uma manobra no fim da reta dos boxes. Três giros depois, era “Vale” quem deixava o australiano da Ducati para trás, no mesmo ponto.

Faltava somente o piloto da Repsol Honda, que foi ultrapassado na volta seguinte, também no fim da reta principal, para o delírio dos torcedores. Mas nada estava decidido ainda e isso ficou bem claro quando Pedrosa recuperou a dianteira, restando 13 passagens para o término do GP.

De caça a caçador, Valentino se manteve na cola de Daniel para tentar induzi-lo ao erro, o que acabou acontecendo a cinco voltas do final, momento em que o espanhol espalhou na curva e permitiu que o heptacampeão retomasse a ponta. Logo na seqüência, porém, Rossi também cometeu um vacilo e o rival tirou proveito para voltar à primeira colocação.

Atento aos ataques, Pedrosa fazia de tudo para impedir a aproximação do italiano no fim da reta. Mas para a sua tristeza, o bote certeiro veio no miolo do circuito, na curva Parabólica e na penúltima volta. Foi o ato decisivo da corrida.

Rossi, então, seguiu firme rumo a sua quarta conquista no ano, a qual fez questão de dedicar ao campeão mundial de rali e ídolo de infância Colin McRae, que morreu ontem em um acidente de helicóptero na cidade de Jerviswood, na Escócia.

Pedrosa, visivelmente decepcionado com a derrota, teve de se conformar com o segundo lugar. Stoner, líder do certame, completou o pódio na terceira posição.

Das 19 motos que largaram, cinco não finalizaram a disputa, entre elas a Pramac d’Antin de Alexandre Barros. O brasileiro brigava pela nona colocação quando seu equipamento o deixou na mão.

Com o resultado da prova portuguesa, Rossi diminuiu um pouco a diferença que o separa de Stoner na liderança do torneio. A vantagem do australiano da Ducati, porém, ainda é grande, de 76 tentos (287 a 211).

A 15ª etapa da MotoGP será disputada já no próximo fim de semana, em Motegi, no Japão.

Resultado do GP de Portugal:
1) Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha/M), 28 voltas em 45min49s911
2) Daniel Pedrosa (ESP/Repsol Honda/M), a 0s175
3) Casey Stoner (AUS/Ducati/B), a 1s477
4) Nicky Hayden (EUA/Repsol Honda/M), a 12s951
5) Marco Melandri (ITA/Honda Gresini/B), a 17s343
6) John Hopkins (EUA/Rizla Suzuki/B), a 18s857
7) Carlos Checa (ESP/Honda LCR/M), a 31s524
8) Toni Elias (ESP/Honda Gresini/B), a 40s535
9) Loris Capirossi (ITA/Ducati/B), a 43s107
10) Colin Edwards (EUA/Fiat Yamaha/M), a 44s674
11) Shinya Nakano (JAP/Konica Minolta Honda/M), a 45s403
12) Anthony West (AUS/Kawasaki Racing/B), a 54s562
13) Chris Vermeulen (AUS/Rizla Suzuki/B), a 1min00s002
14) Sylvain Guintoli (FRA/Tech 3 Yamaha/D), a 1 volta

Legenda:
B = Bridgestone / D = Dunlop / M = Michelin.


Classificação:
1) Casey Stoner, 287 pontos
2) Valentino Rossi, 211
3) Daniel Pedrosa, 188
4) John Hopkins, 150
5) Chris Vermeulen, 147
6) Marco Melandri, 137
7) Colin Edwards, 106
8) Loris Capirossi, 105
9) Nicky Hayden, 105
10) Alexandre Barros, 83

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br