A próxima temporada do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade trará novidades consideráveis para os pilotos. A partir deste ano, a competição deixa de lado três das cinco categorias até então existentes: 125cc, 500cc e Supersport.
No novo formato, conforme descrição no regulamento esportivo fornecido pela CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), o torneio terá duas classes de 250cc, a Júnior para os jovens corredores e outra para motos 4 tempos, destinada aos maiores de 18 anos. Ambas terão de utilizar o modelo Honda Twister.
Além disso, haverá a estréia da chamada Copa Hornet, exclusiva para os equipamentos de 600cc também fabricados pela Honda. Até o ano passado, as motocicletas desta cilindrada corriam na Supersport, onde era permitido o uso de qualquer marca.
A Superbike, reservada às máquinas de mil cilindradas, permanece na condição de principal categoria. O diferencial para 2007 está na realização de duas baterias por etapa, sendo obrigatório o descarte dos piores resultados de cada rodada.
Outra mudança anunciada, para todas as classes, diz respeito aos treinos de classificação. No lugar das duas sessões de meia hora, será adotada uma única tomada de tempos, com duração de 40 minutos.
Logo em seguida, os dez primeiros colocados farão a Superpole, de apenas 15 minutos, que definirá o pole-position e a posição de largada dos demais participantes desta “final”. Quem registrar a colocação de honra do grid, receberá um ponto adicional no campeonato.
Para a Superbike, o bom desempenho nos treinos oficiais será mais exigido, em função do limite de 115% para a participação na prova. Ou seja, aquele que registrar uma passagem 15% inferior a do mais veloz, não poderá correr.
Os únicos pneus homologados para todas as categorias são os da marca Pirelli, e deverão ser comprados do lote fornecido para a etapa em questão. Será obrigatória, ainda, a utilização de dois adesivos do pneumático — fornecidos pela organização — na carenagem das motocicletas, em local determinado. Caso haja descumprimento da regra, será estabelecida uma multa de mil reais para o piloto, podendo o mesmo sofrer outro tipo de penalização.
A temporada, composta de cinco etapas, terá início no dia 17 de março, no circuito paulista de Interlagos.
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