Rafael Paschoalin vai disputar edição 2017 do Pikes Peak

Piloto brasileiro encara a temida competição de estrada nos Estados Unidos pela segunda vez no comando da Yamaha MT-07

Por Aladim Lopes Gonçalves

 
O piloto brasileiro Rafael Paschoalin se prepara para disputar novamente uma das mais perigosas corridas de estrada do calendário mundial, a subida de montanha Pikes Peak, no Colorado, nos Estados Unidos.
 
A temida competição acontece no próximo domingo (25/06), marcando sua 101ª edição em 2017. A subida de montanha Pikes Peak engloba um circuito de estrada sinuosa com 20 km de percurso e 156 curvas. Nele a largada acontece a cerca de 2.300 m de altitude e a chegada a mais de 4.300 m, fazendo com que o ar rarefeito seja mais um desafio para máquinas e pilotos.
 
Rafael Paschoalin irá competir na categoria Middleweight, uma das mais disputadas da competição. Os competidores nesta modalidade estão autorizados a utilizar motores de dois ou quatro tempos que não excedam quatro cilindros e que tenham entre 501 e 750 cilindradas.
 
Além de toda sua experiência conquistada através de participações em outras provas mais desafiadoras do planeta, como o TT Isle de Man – onde entrou para a história do motociclismo nacional e mundial como primeiro piloto brasileiro na prova – e o GP disputado nas ruas de Macau, na China.



Para o desafio, Rafael Paschoalin mantém a estratégia da edição 2016 do Pikes Peak 2016, com a qual acelerou uma Yamaha MT-07, equipada com motorização dois cilindros de 689 cm³ com 74,8 cavalos de potência.
 
A fabricante japonesa informa que a MT-07 utilizada por Rafael Paschoalin no Pikes Peak é basicamente a mesma moto encontrada nas concessionárias da marca no Brasil, com preço público sugerido de R$ 31.690 (à vista e sem frete).
 
Algumas diferenças estão na retirada de itens como suporte de placa, piscas, espelho e farol, além da preparação sutil com mudanças no cabeçote e mapeamento do sistema de injeção eletrônica, ganhando também um filtro de ar esportivo e um escapamento de maior vazão.

 
No que se refere às suspensões, a dianteira ganhou fluido mais viscoso para tornar o funcionamento mais rígido para atender a demanda de uma utilização extrema. Na traseira, um novo amortecedor deu lugar ao original também buscando um funcionamento mais rígido.
 
Por fim, pneus homologados para corridas completam o pacote de preparação da moto de Rafael Paschoalin, cuja principal diferença fica por conta do composto mais macio e a quase que total ausência de sulcos.
 
 
Fotos: Yamaha/Divulgação

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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