Rafael Fonseca vence 2ª etapa do Brasileiro de Supermoto
O tempo instável no Vale do Ribeira não assustou os pilotos que fizeram pegas impressionantes
Por Alexandre Ciszewski
Por Alexandre Ciszewski
A segunda etapa do Campeonato Brasileiro e Paulista de Supermoto aconteceu neste final de semana, em Registro, interior de São Paulo. Com cinquenta inscritos, a etapa teve a presença de garoa e chuva durante todo final de semana. No sábado, o dia ficou no "chove não molha", fazendo os pilotos tomar decisões importantes sobre a troca de pneus para solo seco ou molhado. Os treinos foram realizados com pista mista e o último, cronometrado, com pista molhada.
No domingo pela manhã o tempo estava carrancudo e com garroa fina. Todas as primeiras baterias foram aconteceram com este clima, mas após o almoço o tempo fechou e os pilotos foram para o desafio com solo completamente encharcado pela chuva.As ultrapassagens proporcionaram ao público fortes emoções, os presentes vibravam com as disputas eletrizantes dentro da pista
Na SM1, categoria principal, nomes como Rafael Fonseca, dez vezes campeão Brasileiro de Supermoto, Laszlo Piquet, vice campeão Brasileiro, e Pedro Rehn, atual campeão Brasileiro da SM2, agora na SM1, levaram a torcida à loucura com disputas fortes e decisões por poucos segundos de diferença. O três pilotos da Piquet Sports Performance Motoparts subiram nos lugares mais altos do pódio.
No resultado geral, Fonseca levou a melhor, mesmo tendo chegado em segundo na segunda bateria, seguido por Laszlo Piquet, Pedro Rehn em terceiro, Kleber Justino, da equipe K Justino Racing Team, em quarto e Kleber Augusto, da equipe Master Supermoto Sports, fechando o pódio na quinta colocação.
Outra categoria que levou o público ao delírio foi a SM2, com oito pilotos no grid, eles mostraram a que vieram e não separaram o pelotão durante toda disputa. A troca de posições foi constante, algumas quedas e retornos à pista e a decisão tomada palmo a palmo. O primeiro colocado geral foi Adelmo Dias, o Portuga, da equipe Garage Supermoto, com Eduardo Venzol, da Master Supermoto Sports, em segundo, William Guimarães, da Ghost Supermoto, em terceiro, Marcelo Toma, da Impacto Suspensões, em quarto, e fechando o pódio Roberto Gazquez da Master Supermoto Sports.
Na categoria SM3 e SM3 Pro, com motos nacionais, o resultado levou nomes conhecidos ao pódio, Thiago Marques, o Boca, da Boca Racing Team, manteve a invencibilidade e mantem a liderança na SM3 Pro, Alex Pavanelli veio em segundo, Marcelo Caetano da Motul Racing Team em terceiro, Thiago Mendonça da RL Motos em quarto e fechando o pódio, Ruan Burdino também da RL Motos.
A categoria de acesso foi decidida por uma roda de diferença, Fabio Florian Teixeira e Denis Ramos levaram o público a loucura com a corrida mais disputada da vida dos dois. Fabio Florian o líder da categoria, levou a melhor, e subiu ao pódio em primeiro lugar, seguido de perto por Denis Ramos em segundo e George Donatti, da GDR em terceiro, a única mulher do grid completou o quarto lugar do pódio, Márcia Reis do #VemPraPistaMulherada.
A SM4 para pilotos com idade superior a quarenta anos, monstro toda a sua experiência e não deixou de abrilhantar ainda mais o evento. Com nomes de peso no cenário esportivo, a categoria teve como vencedor na geral Kleber Augusto, da Master Supermoto Sports, em segundo lugar o campeão de Motocross Chiquinho Velasco da Velasco Racing, em terceiro o curitibano Marcelo Silvério da TLT Racing Team, em quarto Marco Bastos da Petit Motos /Assinjet e completando o pódio, Márcia Reis do #VemPraPistaMulherada. O Bicampeão americano, Simão Lawant, venceu a segunda bateria do dia e fez uma bela disputa na chuva, mas por conta de uma queda na primeira bateria, o piloto não somou pontos suficientes para ter um lugar no pódio.
Na categoria SM Bikers e Bikers Pro, para pilotos que não andam no traçado em terra, tivemos nomes expressivos do esporte a motor na pista, como Eric Granado e Guilherme Brito, ambos da motovelocidade. Eric Granado, que corre pela equipe Performance Motoparts no Supermoto, mostrou a todos porque detêm diversos títulos nacionais e internacionais, fez duas baterias lindas e garantiu o mais alto do pódio na SM Bikers Pro, seguido por Simão Lawant também da Performance Motoparts, Alex Borges da Pitico Race Team em terceiro e Juninho Trudes em quarto. Na SM Bikers, Guilherme Brito levou a melhor e ficou em primeiro, Mauriti Junior, da TLT Racing Team, atual líder da categoria, ficou em segundo, Rodrigo Medeiros da Garage Supermoto em terceiro, Davi Gomide da Pitico Race Team em quarto e Pep Pons da equipe Atelier Branco Racing completou o pódio com o quinto lugar.
Na SM1 Stock, os ganhadores foram Marcelo Silvério, TLR Racing Team, Marco Bastos da Petit Motos / Assinjet em segundo, Beto Vieira da Beto Vieira Racing em terceiro, o quarto lugar foi para Juninho Trudes e fechando o pódio, Ranieri Brasil da Meleka Racing.
"Etapa após etapa, o campeonato mostra forma e adesão dos pilotos, isso mostra que estamos no rumo certo. Espero que todos enxerguem no Supermoto uma oportunidade de se profissionalizar no esporte e mostrar o quanto temos referência e peso no cenário nacional.", comenta Nádia Schunck, promotora do Brasileiro e Paulista de Supermoto.
Fotos: Divulgação/Ricardo Santos/NS Comunicação e Eventos
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário