O Campeonato FIM EWC 2022 começou com as 24H de Le Mans na França.
Mais de 60 mil pessoas assistindo, não é brincadeira não!
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Texto: Luiz Mingione.
A atual campeã mundial do FIM EWC Endurance World Championship de 2021, a equipe japonesa Yoshimura SERT Motul, venceu a primeira etapa do EWC, às 24 H de Le Mans na França em busca da defesa do título mundial.
Os pilotos Gregg Black, Sylvain Guintoli e Xavier Siméon com a Suzuki GSX R1000R fizeram uma prova perfeita para vencer a 45ª edição, em um evento no circuito Bugatti em Le Mans, que recebeu 62.000 pessoas. Fãs da velocidade, que estão de volta às arquibancadas após dois anos de restrições por causa da COVID-19.
Os três pilotos da Yoshimura SERT Motul, completaram no total 840 voltas depois de 23 pit stops e a 01:45’ 582” a frente da equipe segunda colocada a YART-Yamaha Oficial Team ECW.
“Foi uma vitória incrível e muito mais difícil do que no ano passado, as outras equipes estavam muito, muito fortes, então tivemos que continuar pressionando por 24 horas, então as ultrapassagens foram intensas, rápidas e o ritmo foi absolutamente incrível. Meus companheiros fizeram um ótimo trabalho, estamos muito felizes e orgulhosos”. disse o francês Gregg Black, que conseguiu dar a largada apesar de ter fraturado o calcanhar durante os pré-testes em março passado.
“No ano passado vencemos as 24H de Bol D’or e este ano ainda temos três corridas do EWC de 24H. Desenvolvemos a moto e trabalhamos focados nas 24 horas para conseguir esta vitória, estou muito satisfeito com a nossa equipe, a nossa moto e nossos pilotos” afirmou o diretor da Yoshimura SERT Motul.
A YART-Yamaha Oficial Team ECW, começou às 24 de Le Mans na pole position pelo terceiro ano consecutivo depois de Karel Hanika estabelecer o novo recorde de volta durante a qualificação.
Mas no dia da prova a motocicleta YZF-R1 não deu a partida ficando na largada. Os pilotos da equipe partiram então em busca de uma prova de recuperação impressionante para terminar em um heroico segundo lugar na classificação geral.
O terceiro lugar no pódio das 24H de Le Mans ficou com a equipe francesa FCC TSR Honda França com a CBR 1000RR-R Fireblade e os pilotos Mike Di Meglio, Gino Rea e Josh Hook. A equipe largou na terceira posição no grid depois de obter resultados combinados nas sessões de treinos qualificatórios.
Logo após a largada um acidente forçou a entrada do Safety Car nas primeira oito voltas, mas assim que a prova foi retomada, Di Meglio o primeiro piloto da equipe a largar, assumiu a liderança, mas entregou a moto a equipe na segunda posição.
Pitstops não programados e a queda de Gino Rea, forçaram a equipe a fazer um trabalho incrível para consertar a moto e colocá-la de volta na prova, mas na terceira posição, colocação que continuou no pódio e na classificação geral do campeonato nesta primeira etapa.
A próxima etapa do FIM EWC World Endurance Championship, as 24H de Liège vai ser na lendária e exigente pista Belga entre os dias 02 a 05 de junho.
A pista de Liege foi reformada conforme exigência da FIM, com a expansão das áreas de escape em várias curvas, reposicionamento de barreiras de proteção, além do realinhamento da curva 9 para receber corridas de motocicletas.
01- Yoshimura SERT Motul – Suzuki
02- YART-Yamaha Official Team EWC – Yamaha
03- FCC TSR Honda France – Honda
04- Team 18 Sapeurs Pompiers CMS Motostore – Yamaha
05- No Limits Motor Team – Suzuki
06- National Motos Honda – Honda
07- Team 33 Louit April Moto – Kawasaki
08- Team Bolliger Switzerland – Yamaha
09- Pitlane Team Beringer Racing – Kawasaki
10- Team LH Racing - Kawasaki
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário