MotoGP: Tudo pronto para o Catar

O iluminado circuito no deserto acolhe a etapa de abertura da temporada 2010 neste domingo.

Por Roberto Brandão

A espera de 154 dias pelo início da temporada 2010 da MotoGP chegará ao fim no domingo, quando os 17 pilotos se alinharem no grid de largada do Circuito Internacional de Losail, para o Grande Prêmio do Catar.

Passaram pouco mais de três semanas desde que os pilotos terminaram os preparativos na pista, com Casey Stoner assinando o melhor tempo do terceiro e último teste da pré temporada. Desta forma, o homem da Ducati Marlboro pôs fim ao domínio do nove vezes Campeão do Mundo, Valentino Rossi, durante os testes e tentará alcançar a sua quarta vitória consecutiva na primeira corrida da temporada.

O piloto da Fiat Yamaha começa a temporada em busca do décimo título Mundial – o oitavo na classe Rainha – e a boa forma mostrada nos testes indica que ele continua a ser o homem a ser batido. Rossi está também à procura da sua primeira vitória noturna no Catar, já que apenas venceu as corridas disputadas durante o dia em Losail, em 2005 e 2006. Depois de ter terminado em segundo no ano passado, o piloto irá agora ter oportunidade de testar as alterações introduzidas na sua YZR-M1 2010, tal como na moto do seu companheiro de equipe, Jorge Lorenzo.

O espanhol, que terminou o Campeonato Mundial do ano passado atrás do seu companheiro de equipe, chegará à primeira etapa sofrendo com as consequências de uma lesão, que não lhe permitiu estar a 100% nos testes realizados há três semanas. Apesar disso, Jorge Lorenzo conseguiu alcançar tempos competitivos e a sua forma deverá melhorar.

Daniel Pedrosa, o terceiro colocado do campeonato do ano passado, enfrentou algumas dificuldades na pré temporada com a sua RC212V, da equipe da Repsol Honda, mas está em melhor forma física para a primeira corrida do que em 2009, quando terminou na 11ª posição, depois de contrair uma lesão durante os testes pré temporada.

O seu companheiro de equipe, Andrea Dovizioso, esteve bem nos testes no Catar, com o terceiro melhor tempo, enquanto Nicky Hayden (Ducati Marlboro) e Loris Capirossi (Rizla Suzuki) tentarão também começar a temporada com bons resultados.

Os pilotos da Monster Yamaha Tech3, Colin Edwards – que terminou o Grande Prêmio do Catar de 2009 na quarta posição – e Ben Spies, também conseguiram marcar bons tempos nos testes pré temporada. Spies foi o melhor novato e sua estréia na MotoGP está gerando grandes expectativas.

Outros pilotos prepararam-se para fazer a sua estreia na classe máxima do motociclcismo mundial, como o campeão do Mundo das 250cc, Hiroshi Aoyama (Interwetten Honda MotoGP), Álvaro Bautista (Rizla Suzuki), Héctor Barberá (Paginas Amarillas Aspar), e Marco Simoncelli (San Carlo Honda Gresini). Randy de Puniet, da equipe LCR Honda, Marco Melandri (San Carlo Honda Gresini), e os pilotos da Pramac Racing Mika Kallio e Aleix Espargaró completam a lista dos 17 pilotos que irão disputar o campeonato Mundial deste ano.

A etapa de abertura do campeonato Mundial de Motovelocidade 2010 acontecerá neste fim de semana, e será transmitida pelo canal de TV por assinatura, SporTV2. Segundo a programação do canal, a transmissão das provas começará às 14hs do domingo.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br