MotoGP: Stoner faz a pole no Catar

O piloto da Repsol Honda largará da ponta para a etapa de abertura do campeonato neste domingo.

Por Roberto Brandão

Casey Stoner começará sua primeira corrida com a equipe Repsol Honda na pole position, após uma bela disputa com seu companheiro de equipe, Daniel Pedrosa, durante a qualificação para a corrida de abertura do campeonato Mundial de Motovelocidade, que acontece neste domingo, no circuito de Losail, no Catar.

Stoner e Pedrosa fizeram o primeiro e segundo melhor tempo, respectivamente, durante as três sessões de treinos para o GP do Catar. Aliás, a pole provisória sempre esteve nas mãos de um piloto da Repsol Honda desde os cinco minutos inicias, com Stoner marcando 1min54s na metade do treino, mas foi superado por Pedrosa vinte minutos para o fim.

Stoner respondeu rapidamente, mas precisou melhorar sua marca nos estágios finais para conseguir ficar 0s205 na frente de Pedrosa na bandeirada. Essa foi a quarta pole position do piloto australiano no circuito de Losail.

Jorge Lorenzo começará a defesa do seu título mundial da terceira colocação. O piloto da Yamaha Factory ficou feliz com seu tempo, mas terminou 0s8 atrás de Stoner.

O piloto da Gresini Honda, Marco Simoncelli, separou os companheiros de equipe da Yamaha Factory, deixando Ben Spies na quinta posição.Os pilotos satélites Hector Barberá e Cal Crutchlow ficaram entre o terceiro piloto da Repsol Honda, que conquistou a sétima posição.

Barberá, que complete sua segunda temporada na MotoGP, foi novamente o melhor piloto da Ducati com a sexta colocação, 1s086 a mais que Stoner, pela Mapfre Aspar, enquanto que Crutchlow superou a dor em seu dedo fraturado para se classificar na oitava posição.

No processo, o piloto da Monster Yamaha Tech 3 superou o supercampeão Valentino Rossi, e também seu experiente companheiro de equipe, Colin Edwards.

Rossi foi o segundo melhor piloto da Ducati a exatos 1s5 da marca de Stoner. As outras Desmosedicis irão largar na décima primeira posição (Randy de Puniet), décima terceira (Nicky Hayden), décima quarta (Loris Capirossi) e décima quinta (Karel Abraham).

O companheiro de equipe de Marco Simoncelli, Hiroshi Aoyama, terminou em décimo segundo, enquanto que Toni Elias ficou com a última posição do grid de largada, em décimo sexto.

O único piloto da Suzuki de 2011, Alvaro Bautista, não participará da primeira etapa do ano após quebrar seu fêmur direito durante os treinos de sexta feira. O espanhol não será substituído para a etapa de abertura, mas espera-se que John Hopkins represente as cores da Suzuki nos futuros eventos.

A etapa noturna de abertura do campeonato Mundial de Motovelocidade acontecerá amanhã, domingo, no circuito de Losail, no Catar. Segundo a programação do canal de TV por assinatura SporTV, a prova será transmitida ao vivo pela SporTV2 a partir das 13hs (horário de Brasília), no domingo.

Resultados:
1) Casey Stoner (AUS/Repsol Honda), 1min54s137
2. Dani Pedrosa (ESP/Repsol Honda), 1min54s342
3) Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha Factory), 1min54s947
4) Marco Simoncelli (ITA/San Carlo Honda Gresini), 1min54s988
5) Ben Spies (EUA/Yamaha Factory), 1min55s095
6) Hector Barbera (ESP/Mapfre Aspar), 1min55s223
7) Andrea Dovizioso (ITA/Repsol Honda), 1min55s229
8) Cal Crutchlow (ING/Monster Yamaha Tech 3), 1min55s578
9) Valentino Rossi (ITA/Ducati Team), 1min55s637
10) Colin Edwards (EUA/Monster Yamaha Tech 3), 1min55s647
11) Randy de Puniet (FRA/Pramac Ducati), 1min55s656
12) Hiroshi Aoyama (JAP/San Carlo Honda Gresini) 1min55s724
13) Nicky Hayden (EUA/Ducati Team), 1min55s881
14) Loris Capirossi (ITA/Pramac Ducati), 1min56s323
15) Karel Abraham (CZE/Cardion AB Motoracing), 1min56s665
16) Toni Elias (ESP/LCR Honda), 1min57s992


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br