MotoGP: Regra de Estreante pode ser reconsiderada em 2013

Diretor Executivo da Dorna Sports, explica os motivos da proposta de alteração da Regra de Estreante

Por Leandro Lodo

Carmelo Ezpeleta, Diretor Executivo da Dorna Sports, explicou que a MSMA (Motorcycle Sports Manufacturers Association) abordou pela primeira vez o tema de acabar com a Regra de Estreante, que impede qualquer piloto que não seja da MotoGP de ir diretamente para uma formação de fábrica.

A Regra foi criada em 2008 para proteger o interesse das formações independentes, mas, e como Ezpeleta explicou, a alteração de equilíbrio entre as motos com a nova regra CRT trouxe novos aspectos que têm de ser abordados para criar um conjunto equilibrado nos próximos anos.

Assim sendo, após encontro com a MSMA e várias conversas entre a Dorna e as formações satélite, foi apresentada à Comissão de Grandes Prêmios uma proposta inicial de alteração à Regra de Estreante para o próximo ano.

Ezpeleta disse que a formações satélite sentem na verdade que podem também beneficiar com a alteração já que passariam a ter mais possibilidades de manterem os serviços dos seus pilotos, enquanto as equipes de fábrica têm muito maior escolha de pilotos.

Enquanto Dorna, a FIM, a IRTA e a MSMA acordaram que a regra deve ser abandonada, a mesma estará ainda sujeita a aprovação final por parte da Comissão de Grandes Prêmios.

Foto: Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br