A MotoGP encerrou neste fim de semana a sua pré-temporada 2007. Os últimos testes de preparação para o novo Mundial aconteceram no circuito de Jerez de La Frontera, na Espanha, entre sexta-feira e domingo.
Numa análise geral do desempenho das equipes, ficou a sólida impressão de que a Yamaha dispõe do modelo mais veloz do grid. Prova disso foi constatada na manhã de ontem, durante uma simulação de treino classificatório, que teve como líder Valentino Rossi.
A bordo da YZR-M1 pintada de azul, o italiano registrou 1min38s394. O giro foi alcançado nos instantes finais da sessão, sendo 0s133 superior ao do então primeiro colocado da tabela, o espanhol Daniel Pedrosa, da Repsol Honda.
Como prêmio pela pole position fictícia, o “Doutor” ganhou de presente um carro da BMW, um modelo Z4 M Coupé. “Foi ótimo. Não é importante para o campeonato, mas essa foi a primeira batalha e isso significa que nossa moto é muito mais competitiva do que a do ano passado”, afirmou o atual vice-campeão da categoria.
Yamaha e Honda também ocuparam a terceira e quarta posições, com Colin Edwards e Nicky Hayden. Randy De Puniet, uma das surpresas dos testes de inverno, colocou a Kawasaki na quinta colocação. Casey Stoner, da Ducati, foi o sexto.
Alexandre Barros foi apenas o 17º entre os 23 que participaram do simulado e admitiu não estar satisfeito com o desempenho de sua equipe, a Pramac d’Antin. “Temos consciência de que podemos fazer melhor. Tive alguns problemas com os pneus de classificação e também com os de corrida. Meu ritmo de prova não foi regular e não pude trabalhar como gostaria”, afirmou o brasileiro.
Ao todo, além da classificação de mentirinha, foram realizados outros quatro ensaios coletivos. Destes, dois foram liderados pelo italiano Marco Melandri, da Honda Gresini, um por Rossi e outro pelo francês De Puniet, dados que tornam a expectativa pela etapa de abertura do certame ainda maior.
A primeira corrida do calendário acontecerá no dia 10 de março, no circuito de Losail, no Catar.
Tempos do simulado de classificação:
1) Valentino Rossi (ITA/Yamaha/M), 1min38s394
2) Daniel Pedrosa (ESP/Honda/M), 1min38s527
3) Colin Edwards (EUA/Yamaha/M), 1min39s300
4) Nicky Hayden (EUA/Honda/M), 1min39s556
5) Randy De Puniet (FRA/Kawasaki/B), 1min39s832
6) Casey Stoner (AUS/Ducati/B), 1min39s873
7) Loris Capirossi (ITA/Ducati/B), 1min39s887
8) Chris Vermeulen (AUS/Suzuki/B), 1min40s043
9) Kenny Roberts Jr. (EUA/Honda/M), 1min40s083
10) Carlos Checa (ESP/Honda/M), 1min40s100
11) Toni Elias (ESP/Honda/B), 1min40s202
12) Shinya Nakano (JAP/Honda/M), 1min40s242
13) Makoto Tamada (JAP/Yamaha/D), 1min40s307
14) Marco Melandri (ITA/Honda/B), 1min40s396
15) Olivier Jacque (FRA/Kawasaki/B), 1min40s551
16) Alex Hofmann (ALE/Ducati/B), 1min40s681
17) Alexandre Barros (BRA/Ducati/B), 1min41s038
18) Kousuke Akiyoshi (JAP/Suzuki/B), 1min41s805
19) Sylvain Guintoli (FRA/Yamaha/D), 1min42s215
20) Vittoriano Guareschi (ITA/Ducati/B), 1min43s008
21) Andrew Pitt (AUS/Ilmor/M), 1min43s026
22) Shinichi Ito (JAP/Ducati/B), 1min43s073
23) McWilliams (IRL/Ilmor/M), 1min43s202
Legenda:
B = Bridgestone / D = Dunlop / M = Michelin.
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário