MotoGP: Pedrosa ganha de ponta a ponta

O piloto espanhol largou da pole para receber a bandeirada seguido de Lorenzo e Dovizioso.

Por Roberto Brandão

 

Roberto Brandão Filho

Pela primeira vez desde o ano 2000, o Grande Prêmio italiano começou sem Valentino Rossi e foi vencido pelo piloto da Repsol Honda, Daniel Pedrosa, em Mugello. 

A lenda italiana Valentino Rossi ficou de fora após sofrer uma fratura exposta durante os treinos livres na manhã de sábado. Um pouco antes do inicio da prova, Jorge Lorenzo mandou uma mensagem para seu companheiro de equipe dizendo: “Todos podem sentir dor, mas nem todos podem ser uma lenda”, enquanto que a equipe Ducati montou a palavra “Vale” com placas vermelhas e brancas.

Então, Rossi mandou uma mensagem via telefone diretamente do hospital, que foi transmitida ao vivo para o circuito todo. Rossi, que assistiu a prova pela televisão, disse que sentia falta de todos e estaria de volta logo.

Na ausência de Rossi, Pedrosa largou da pole para simplesmente levar a corrida de ponta a ponta, não tendo que se preocupar com seus rivais mais próximos, Jorge Lorenzo e Andrea Dovizioso , lutando pela segunda posição mais pra trás. 

Pedrosa liderou a batalha entre Lorenzo e Dovizioso a mais de oito segundos na frente, antes do espanhol colocar sua Honda RCV para a primeira vitória da temporada e nona na MotoGP por 4s014.

Lorenzo conseguiu se distanciar um pouco de Dovizioso nos estágios finais e se tornou o único piloto que terminou todas as quatro corridas até agora no pódio, e lidera a competição por 25 pontos sobre o segundo colocado, Pedrosa, com Rossi caindo para a terceira posição.

Dovizioso ao menos teve a honra de ser o melhor piloto italiano na prova subindo ao pódio na terceira posição, a terceira vez que o piloto termina nessa posição na temporada. Dovizioso largou muito bem em Mugello, e foi da oitava posição, para o terceiro lugar no inicio da prova.

No pódio, Lorenzo não estava muito feliz, e mais tarde disse que queria vencer para dedicar a corrida a Rossi e não entendeu sua falta de ritmo. O piloto espanhol estava utilizando uma camiseta “VR 46”.

A luta pela quarta posição foi a única que se manteve viva até a bandeirada, com Marco Melandri, Randy de Puniet e o vencedor da prova de Mugello no ano passado, Casey Stoner, trocando diversas vezes de posição.

Stoner sofreu um pouco para assegurar a quarta colocação – seu melhor resultado na temporada – com uma ultrapassagem na última volta em cima da Honda de Melandri, enquanto que De Puniet  foi deixado para trás na sexta posição, tendo liderado os quatro na penúltima volta. O italiano Melandri ganhou nove posições, largando da décima quarta posição.

Ben Spies, que esteve na quarta posição nas primeiras voltas, perdeu contato com o trio da briga pelo quarto lugar, e ficou com a sétima colocação na prova. Com este resultado, o norte americano tem chances de ser chamado para substituir Rossi na Fiat Yamaha durante as provas que “O Doutor” não correrá.

Atrás de Spies, os dez melhores foram completados por Aleix Espargaro, Marco Simoncelli e a Suzuki de Loris Capirossi.

A quinta etapa da MotoGP acontecerá no dia 20 de junho, com o Grande Prêmio da Inglaterra, no circuito de Silverstone. 

Resultados:

1)  Dani Pedrosa (ESP/Repsol Honda),  42min28s066

2)  Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha),  42min32s080

3)  Andrea Dovizioso (ITA/Repsol Honda), 42min34s262

4)  Casey Stoner (AUS/Ducati Marlboro), 42min53s789

5)  Marco Melandri (ITA/San Carlo Honda Gresini), 42min53s801

6)  Randy de Puniet (FRA/LCR Honda), 42min54s031

7)  Ben Spies (EUA/Monster Yamaha Tech 3), 42min56s872

8)  Aleix Espargaro (ESP/Pramac Racing), 43min08s238

9)  Marco Simoncelli (ITA/San Carlo Honda Gresini), 43min09s460

10)  Loris Capirossi (ITA/Rizla Suzuki), 43min10s173

11)  Hiroshi Aoyama (JAP/Interwetten Honda), 43min11s161

12)  Hector Barbera (ESP/Paginas Amarillas Aspar), 43min11s429

13)  Colin Edwards (EUA/Monster Yamaha Tech 3), 43min42s459

14)  Alvaro Bautista (ESP/Rizla Suzuki), 43min52s455

 

Classificação:

1) Jorge Lorenzo, 90 pontos

2) Dani Pedrosa, 65

3) Valentino Rossi, 61

4) Andrea Dovizioso, 58

5) Nicky Hayden, 39

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br