MotoGP: Indianápolis entra no calendário

Em 2008, circuito norte-americano receberá provas das 3 categorias de Motovelocidade.

Por Leandro Alvares

O templo do automobilismo mundial abrirá suas portas para o motociclismo a partir do ano que vem. Isso porque a MotoGP e o Indianápolis Motor Speedway anunciaram, na noite de ontem, a parceria entre ambas as partes para a realização de uma etapa da Motovelocidade.

Patrocinada pela Red Bull, a corrida será batizada de GP de Indianápolis e disputada no dia 14 de setembro. A prova considerada como a dos Estados Unidos permanecerá sob posse de Laguna Seca, garantindo assim duas rodadas do certame ao país norte-americano. 

O traçado do circuito misto para a MotoGP trará algumas diferenças em relação ao que era utilizado pela Fórmula 1. Entre as mudanças, estará o sentido da volta, anti-horário, o mesmo usado pelas categorias que andam no oval de Indy.

A extensão da pista será de 4.186 metros, num total de 16 curvas; dez para a esquerda e seis para a direita. Outro destaque será um pequeno corte do curvão do oval para um setor de quatro curvas e, na seqüência, o retorno ao desenho clássico do circuito. Segundo os organizadores, todo o asfalto será trocado por um novo até o início do ano que vem.

“Damos as boas-vindas à apaixonante categoria da MotoGP e a todos os seus fãs para o inaugural GP de Indianápolis”, disse Joie Chitwood, presidente do IMS (Indianápolis Motor Speedway). “A primeira corrida motorizada realizada em nossa pista foi de veículos de duas rodas, por isso, estamos muito honrados e orgulhos pelo retorno do motociclismo ao circuito”, completou.

Além da categoria máxima do motociclismo, o complexo de Indy receberá a visita das classes de acesso (125cc e 250cc), que desde 1994 não correm na terra do “Tio Sam”. Já a última prova de motocicletas disputada em Indianápolis aconteceu em 1909.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br