MotoGP: Faltam oito corridas para Casey Stoner se aposentar

Colecionando recordes, Casey Stoner fará parte da lista de pilotos que deixaram a competição ainda jovens

Por Leandro Lodo

O piloto da Repsol Honda Team, Casey Stoner, conta já com muitos feitos em uma carreira relativamente curta, como se pode constatar abaixo. A oito corridas do final da sua carreira profissional, e com a possibilidade de somar mais oito vitórias, ele pode não ser capaz de quebrar mais recordes, mas pode destacar-se bastante nas tabelas.

Após Laguna Seca, Stoner soma um total de 44 vitórias em Grandes Prêmios, 37 deles na categoria rainha. Se ele vencer as oito corridas que tem ainda pela frente poderá igualar Phil Read com 52 vitórias e ocupará o sexto lugar na tabela de vencedores de GPs de todos os tempos. Esta estatística pode tornar-se ainda melhor em termos de classificação na categoria rainha dado que o australiano pode saltar para o quarto lugar da tabela com 45 vitórias, atrás de Mick Doohan, que totalizou 54. Abaixo segue a lista dos feitos já alcançados pelo jovem australiano:

Os recordes de Stoner que não podem ser batidos:

2007/Catalunha/Barcelona: Com a vitória na Catalunha Stoner tornou-se no primeiro piloto a vencer por quatro vezes numa temporada com uma Ducati.

2007/EUA/Laguna Seca: Vence desde a pole e é o melhor em todas as sessões de treinos, tornando-se o primeiro não americano a vencer em Laguna Seca na era do MotoGP.

2007/Japão/Motegi: Stoner torna-se o primeiro piloto a vencer um título com uma Ducati.

2008/Qatar/Losail: Vence a primeira corrida da história do MotoGP disputada à noite.

2009/Itália/Mugello: Dá à Ducati a primeira vitória de sempre na categoria rainha no Grande Prêmio da Itália.

2010/Espanha/Aragão: Vence a primeira corrida da era do MotoGP disputada no circuito de Aragón..

2011/EUA/Laguna Seca: Vence pela quinta vez em 2011 – o maior número de vitórias por parte de um piloto Honda na era das 800cc do MotoGP. Acabou por totalizar dez vitórias nessa temporada.

Recordes de Stoner que podem ser batidos:

2006/Turquia/Istanbul: Termina no pódio na sua terceira corrida no MotoGP para ser tornar o mais jovem australiano a terminar no pódio da categoria rainha.

2007/Qatar/Losail: Vence a primeira corrida pela Ducati para se tornar no mais jovem australiano a ganhar uma corrida da categoria rainha e torna-se também o primeiro australiano a triunfar nas categorias de 125cc, 250cc e MotoGP.

2008/São Marino/Misano: Qualifica-se na pole pela sétima vez consecutiva – a mais longa sequência de poles seguidas até ao momento na era do MotoGP.

2011/Japão/Motegi: Parte da pole pela décima décima vez em 2011 – novo recorde de maior número de pole positions numa temporada desde o início da era do MotoGP.

Os quase recordes de Stoner:

2006/Qatar/Losail: Qualifica-se na pole na sua segunda temporada de MotoGP para se tornar no segundo mais jovem piloto de todos os tempos a partir da pole numa corrida da categoria rainha; o único piloto a partir da pole com mais tenra idade foi Freddie Spencer.

2007/São Marino/Misano: Vence três corridas consecutivas pela primeira vez e é o primeiro a fazê-lo com uma moto europeia [Ducati] desde Giacomo Agostini em 1972.

Outros pilotos que se retiraram jovens:

Stoner, que terá 27 anos de idade quando deixar o MotoGP após a etapa de Valência em Novembro, pode ser considerado um dos mais bem sucedidos jovens a retirar-se da motovelocidade. Isto é totalmente verdade na era moderna, contudo houve alguns nomes proeminentes que tiveram a mesma ideia há muito tempo.

Gary Hocking: Venceu os títulos de 500cc e 350cc em 1961 e retirou-se após o Isle of Man TT de 1962 na sequência da morte do seu grande amigo Tom Phillis. Hocking retirou-se com apenas 24 anos.

John Surtees: Tinha conquistado sete títulos mundiais quando se retirou no final de 1960 (4 x 500cc + 3 x 350cc). Ele tinha apenas 26 anos quando se retirou. Tornou-se na primeira pessoas a vencer os títulos de Campeão do Mundo de 500cc e de F1.

Mike Hailwood: Somava nove títulos quando se retirou no final de 1967, incluindo quatro títulos de 500cc. Tinha 27 anos quando se retirou.

Fotos: Divulgação

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br