MotoGP e Catalunha: Mais um emocionante encontro

O GP da Catalunha é a terceira de um trio de corridas consecutivas em que o líder do Campeonato Jorge Lorenzo tenta manter o domínio.

Por Roberto Brandão

Montmeló é palco da sétima etapa do Campeonato do Mundial de Motovelocidade 2010 neste fim de semana, com Grande Prêmio da Catalunha completando uma seqüência de três corridas consecutivas.

Dito isto, haverá apenas um fim de semana de intervalo antes de Sachsenring, e a rápida sucessão de provas das últimas semanas tem sido favorável ao líder do campeonato Jorge Lorenzo. O piloto da Fiat Yamaha chega ao seu GP caseiro após as vitórias consecutivas em Silverstone e Assen, e com 47 pontos de margem na frente da classificação. Ele é agora o primeiro piloto a terminar no pódio nas seis primeiras corridas do ano desde que o seu companheiro de equipe, Valentino Rossi, conseguiu em 2005.

A dupla levou a cabo uma das mais emocionantes batalhas da era moderna na temporada passada quando lutavam pelo triunfo até ao final em Barcelona. Porém, Rossi não vai estar presente nesta etapa, já que continua a se recuperar da lesão. O seu substituto entra em ação neste fim de semana e dá pelo nome de Wataru Yoshikawa, o piloto de testes da Yamaha.

Daniel Pedrosa passou para segundo da classificação geral e vai com confiança renovada para a prova depois de ter sido segundo em Assen. O piloto da Repsol Honda conta com um formidável recorde na Catalunha, sendo o único além de Rossi a ter ganho na pista nas três categorias, com o triunfo na MotoGP em 2008. O espanhol vai estar com olhos na luta pela vitória.

Andrea Dovizioso está brigando com seu companheiro de equipe para desafiar Lorenzo e são apenas quatro os pontos entre os pilotos da Repsol Honda, em segundo e terceiro. Dovizioso esteve no pódio por quatro vezes este ano e foi quinto em Assen. O piloto espera voltar aos três primeiros, especialmente quando se tem em conta que foi quarto na Catalunha nas duas temporadas da categoria rainha que já participou.

O piloto da Ducati Marlboro Nicky Hayden é quinto da geral e está empatado com 61 pontos com Rossi, mas o norte-americano tem Randy de Puniet (LCR Honda) muito próximo na luta pelo quarto posto. O companheiro de equipe de Hayden, Casey Stoner, recuperou terreno com o primeiro pódio de 2010 em Assen e vai tentar mais um resultado entre os três primeiros, um resultado que o australiano conseguiu no ano passado na Catalunha.

Ben Spies continua forte em sua temporada de estréia na MotoGP e o piloto da Monster Yamaha Tech 3 é atualmente o melhor estreante, em oitavo da geral e a apenas dois pontos de Stoner.

Marco Simoncelli (San Carlo Honda Gresini) e Colin Edwards (Monster Yamaha Tech 3) completam a lista dos dez primeiros, com o 11º posto a cargo de Marco Melandri (San Carlo Honda Gresini), que deverá regressar à ação depois de ter falhado em Assen com um ombro deslocado.

Aleix Espargaró (Pramac Racing), Héctor Barberá (Paginás Amarillas Aspar) e Mika Kallio (Pramac Racing) estão todos em busca de mais pontos no Campeonato, enquanto Kousuke Akiyoshi vai voltar a correr no lugar do lesionado Hiroshi Aoyama na equipe LCR Honda. A dupla da Rizla Suzuki, Loris Capirossi e Álvaro Bautista, vai tentar melhorar os seus resultados individuais também.

A primeira sessão de treinos livres para a sétima etapa da MotoGP, acontecerá às 13hs55 locais (8hs55 no horário de Brasília) na sexta-feira. A prova acontecerá no domingo e será transmitida ao vivo pelo canal de TV por assinatura SporTV2 a partir das 6hs da manhã.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br