MotoGP: Dani Pedrosa fecha o ano com vitória na Espanha

Prova na pista de Valência foi conturbada por causa do mau tempo e o piloto da Repsol Honda levou a melhor

Por Aladim Lopes Gonçalves

Fim de temporada com uma corrida conturbada em função do mau tempo na pista de Valência, na Espanha, no último domingo (11/11), com mais uma vitória do espanhol Dani Torres, da Repsol Honda, que foi o piloto que mais venceu na temporada 2012, mas isso não suficiente para lhe dar o título da MotoGP.

O troféu de campeão, de maneira antecipada, ficou nas mãos do compatriota Jorge Lorenzo, da Yamaha, que em 2012 só venceu ou chegou em segundo nas corridas em que terminou. Em valência, um acidente sério, mas sem maiores consequências, o tirou da prova.

O segundo lugar no GP espanhol foi um resultado inusitado, com o japonês Katsuyuki Nakasuga, substituto do americano Ben Spies, na Yamaha. O terceiro posto ficou para o australiano Casey Stoner, encerrando sua participação na competição e entrando na sua precoce aposentadoria. A placa nos boxes da equipe já anunciava “Stoner going fishing” (Stoner indo pescar).

Entre as motos CRT (Claiming Rule Teams), categoria alternativa dentro da MotoGP, o melhor foi o piloto italiano Michele Pirro, da CRT San Carlo Gresini Honda, que terminou a etapa de Valência na quinta posição.

Na Moto2, o campeão antecipado da categoria e promovido em 2013 para a MotoGP na vaga de Casey Stoner, no time da Repsol Honda, o espanhol Marc Marquez, fez mais uma corrida supreendente, saindo do último lugar, por conta de uma penalização nos treinos, e chegou em primeiro, como fez no GP do Japão.

O brasileiro Eric Granado se envolveu em um acidente com a única mulher no grid da Moto2, a espanhola Elena Rosell e tirou a concorrente da pista, mas voltou e finalizou a prova, em 29º.

Na Moto3, a vitória ficou para o piloto alemão Danny Kent.

CLASSIFICAÇÃO FINAL (MOTOGP)
1 Jorge LORENZO Yamaha SPA 350 pontos
2 Dani PEDROSA Honda SPA 332
3 Casey STONER Honda AUS 254
4 Andrea DOVIZIOSO Yamaha ITA  218
5 Alvaro BAUTISTA Honda SPA 178
6 Valentino ROSSI Ducati ITA 163
7 Cal CRUTCHLOW Yamaha GBR 151
8 Stefan BRADL Honda GER 135
9 Nicky HAYDEN Ducati USA 122
10 Ben SPIES Yamaha USA 88

Fotos: Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br