MotoGP atualiza regulamento para 2027. Confira o que mudou!
Os motores passarão a ser de 850 cc e haverá uma notável redução aerodinâmica, sendo proibidos dispositivos de regulação de altura. Conheça todas as alterações
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
A Dorna finalmente oficializou o novo regulamento técnico para o MotoGP, que entra em vigor a partir da temporada de 2027. As novas regras, resultado de um longo processo de negociações entre os fabricantes, definem um conjunto de mudanças significativas que visam aprimorar a segurança, a competitividade e a sustentabilidade da principal categoria do motociclismo.
Com os regulamentos técnicos atuais programados para expirar até o final de 2026, o MotoGP se prepara para uma nova era que vai de 2027 a 2031. Entre as mudanças principais está o ajuste na cilindrada: a partir de 2027, os motores do MotoGP serão reduzidos para 850 cc.
No entanto, essa alteração não é isolada; ela também envolve uma redução no diâmetro dos cilindros de 81 para 75 mm, mantendo a configuração de quatro tempos e quatro cilindros.
Essa mudança estratégica visa conter a potência e a velocidade máxima, abordando preocupações com a segurança das pistas, uma vez que os circuitos têm enfrentado dificuldades para lidar com as velocidades cada vez maiores das motos do MotoGP nos últimos anos.
Além disso, essa diminuição na cilindrada visa aumentar a durabilidade dos motores, pois a partir de 2027, o número de motores por piloto vai diminuir de sete para seis por temporada (com um sétimo motor liberado para calendários com mais de 20 corridas). Outra redução é no peso mínimo das motos, que cai de 157kg para 153kg, buscando maior agilidade e pilotagem mais dinâmica.
Os novos regulamentos reafirmam o compromisso do MotoGP com a sustentabilidade ao fazer a transição para combustível 100% sustentável a partir de 2027.
Outra mudança é na capacidade do tanque de combustível que foi reduzida de 22 litros para 20 litros, com 11 litros para as corridas sprint de sábado.
Uma emenda notável nos novos regulamentos é a proibição total dos dispositivos de ajuste de altura, que foram introduzidos em 2020 principalmente para aprimorar as largadas, mas evoluíram para auxiliar o controle de tração durante as saídas de curva.
Para focar na pilotagem habilidosa e na facilitação de ultrapassagens, esses dispositivos serão proibidos de uso dinâmico durante as voltas e saídas a partir de 2027.
A aerodinâmica desempenhou um papel fundamental na evolução do MotoGP, especialmente nos últimos anos. Porém, a partir de 2027 as motos terão uma nova aerodinâmica, priorizando maior segurança e corridas com mais ultrapassagens.
A largura da parte superior da carenagem dianteira será 50 mm mais estreita e o nariz será recuado 50 mm, reduzindo o efeito da aerodinâmica onde é importante, nas rectas e nas zonas de travagem. “Isso criará uma competição ainda mais acirrada, com mais ultrapassagens ”, diz o comunicado divulgado pela MotoGP.
Além disso, qualquer elemento aerodinâmico que seja incorporado na traseira da moto (atrás do piloto) também deverá ser homologado junto com o restante do pacote aerodinâmico e não como elemento independente.
O sistema de concessões revisado, introduzido nesta temporada, persistirá sob os novos regulamentos técnicos. No entanto, a partir de 2027, todos os fabricantes iniciarão a temporada na categoria B de concessões.
No meio da temporada, com base na porcentagem de pontos de cada fabricante, seu nível será reavaliado para determinar sua classificação para a segunda parte da temporada, ajustando as concessões conforme necessário.
Em busca de igualdade, os novos regulamentos do MotoGP a partir de 2027 concederão acesso aberto aos dados de GPS para todas as equipes. Esta iniciativa visa democratizar o acesso aos dados de desempenho, oferecendo maiores oportunidades de progresso para equipes e pilotos de baixo desempenho, tudo isso garantindo controle de custos.
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