MotoGP 2022: Os segredos dos freios no GP do Catar

A Brembo analisa e revela os segredos de frenagem da MotoGP

Por Thiago Dantas

Texto Luiz Mingione

Com a primeira etapa do ano da MotoGP acontecendo neste final de semana, os especialistas em sistemas de freio da Brembo acabam de revelar uma análise detalhada e os segredos da frenagem das MotoGP 2022 no circuito de Losail no Catar.

Pelo sétimo ano consecutivo, a Brembo é a fornecedora do sistema de freio para  todos os pilotos da categoria principal da MotoGP, com um acerto personalizado para cada um. A Brembo também está presente como fornecedor na Moto2 e Moto3.

 


Brembo é fornecedora oficial do MotoGP - Foto: Divulgação

 

A grande novidade da temporada 2022 é a introdução de discos ventilados de carbono Brembo de 355 mm de diâmetro, já testados com sucesso em Mandalika e Sepang, e que foram projetados para serem usados ​​em circuitos muito severos para o sistema de frenagem.

A maioria dos pilotos vai usar o  modelo GP4, a nova pinça de 4 pistões desenvolvida para o campeonato  introduzida em 2020, é uma pinça de alumínio de peça única totalmente usinada, com um acessório radial de 4 pistões. 

Este modelo tornou-se a pinça de referência para a maioria dos pilotos de MotoGP, embora alguns deles continuem a preferir a utilização da pinça de 2019 por motivo de hábito ou desempenho.

De acordo com os técnicos da Brembo que trabalham em estreita colaboração com todos os pilotos da categoria, a pista do Catar é um dos circuitos de média exigência para os freios. Em uma escala de um a cinco, tem índice de dificuldade três.

 


Freios Brembo - Foto: Divulgação

 

A Brembo mostra alguns números bem interessantes e que ajudam a compreender melhor o que acontece nos freios destas motos durante uma volta no traçado do Qatar.

De acordo com a empresa, os freios são acionados em 13 das 16 curvas do circuito de Losail. Este é o circuito de todo o calendário de 2022 do mundial, onde os freios são acionados mais vezes ao longo de uma volta, batendo Jerez e Misano, circuitos que obrigam os pilotos a usá-los em 12 pontos diferentes.

O circuito de Losail tem uma extensão de 5.380 metros. Os pilotos usam os freios durante 36% da volta. As curvas com frenagem mais exigentes são a 1, a 4 e a 16.

 


Pontos de frenagem do Circuito de Losail Catar - Reprodução

 

A reta de 1.068 metros que precede a frenagem na primeira curva após a chegada é uma das mais difíceis de todo o campeonato, as motos chegam a 346 km/h e desaceleram para 102 km / h exercendo uma carga na alavanca do freio de 5,7 kg. Para fazer a curva, os pilotos freiam por cinco segundos e meio durante os quais percorrem 258 metros neste trecho da pista

A quantidade de tempo que os pilotos usam os freios é também a maior de toda a temporada, em Losail, um piloto de MotoGP freia durante um período acumulado de 40 segundos ao longo de uma volta. Como comparação, nos circuitos de Jerez e Phillip Island os freios são usados num período acumulado de 25 segundos em uma volta, ou seja, 15 segundos a menos que Losail. 

 

 

 

Curva 1

 Dificuldade máxima 

Curva 4

 Dificuldade máxima 

Curva 16

 Dificuldade máxima 

Velocidade inicial

346 km/h 258 km/h 250 km/h

Velocidade final

102 km/h 102 km/h 100 km/h

Distância de frenagem

258 metros 173 metros 179 metros

Duração da frenagem

5,5 segundos 3,8 segundos 4,1 segundos 

Desaceleração máxima

1,5G 1,4G 1,4G

 Força máxima no manete 

5,5 kg 4,5 kg 4,8 kg

 

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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