MotoGP 2022: Corrida de abertura será dia 06/03 no Catar
Confira uma previsão dos favoritos em cada categoria neste final de semana na primeira prova do calendário no Catar
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
Texto Luiz Mingione
A espera foi longa para nós fãs do Mundial de Velocidade e estamos ansiosos pelo início do campeonato com a primeira prova, o Grande Prémio do Qatar, no circuito de Losail que acontece de 4 a 6 de março. Os pilotos das três categorias do Mundial de Velocidade iniciam a sua temporada de MotoGP 2022, e sua longa caminhada de 21 corridas durante o ano.
O circuito de Losail, no Catar, tem 5,4 km de extensão e será o palco de diversas sessões de treinos e tomadas de tempo para as categorias Moto3, Moto2 e, claro, aquela que desperta maior interesse, a categoria principal, a MotoGP.
Na Moto3, temos diversos pilotos favoritos ao título. Na lista de favoritos o mais forte parece ser, Dennis Foggia, o italiano que perdeu o título na temporada passada de forma inglória no Grande Prémio do Algarve, tem agora nova oportunidade de confirmar o seu talento.
No último teste realizado, precisamente em Portimão, Foggia foi o mais veloz dos pilotos da Moto3, batendo o recorde do circuito português e deixando todos os outros pilotos disputando posições abaixo dele.
O seu companheiro de equipe, o japonês Tatsuki da Suzuki, Andrea Migno, Rivacold Snipers, e Izan Guevara da GasGas Aspar, são pilotos que também têm mostrado ao longo da pré-temporada bom resultado nos testes. E tudo indica que, como habitualmente acontece na Moto3, a luta pela vitória no GP do Qatar será intensa até à linha de chegada.
Na categoria Moto2 todos estão de olho no “rookie”, Pedro Acosta, Red Bull KTM Ajo. O talentoso espanhol que se sagrou campeão na sua estreia no Mundial Moto3 em 2021, mostrou durante a pré-temporada de testes que está muito bem preparado para a disputa do campeonato deste ano.
Acosta registou o novo recorde do Autódromo Internacional do Algarve em Portugal, nos últimos testes para a preparação para o Grande Prémio do Catar neste final de semana.
A Moto 2 que perdeu muitos nomes importantes para outras categorias, e onde Sam Lowes, Marc VDS, volta a estar na lista de favoritos do campeonato, embora o britânico comece o ano de forma discreta devido a uma tendinite. Além de nomes favoritos temos também, Augusto Fernandez, Red Bull KTM Ajo, Aron Canet, Flexbox HP40, e Albert Arenas, GasGas Aspar.
E na categoria a principal, a MotoGP, o campeão Fabio Quartararo, da Monster Energy Yamaha, sabe que terá vida difícil para conter os ataques dos rivais com uma moto que ainda não desenvolveu uma velocidade para brigar de igual para igual com seus adversários diretos.
O ano de 2022 será o primeiro ano sem a presença de Valentino Rossi, embora o italiano permaneça ligado ao MotoGP através da sua equipe Mooney VR46 Racing. Mas por outro lado tem muito “sangue novo” na pista com nada menos do que cinco “rookies, também na MotoGP, sendo eles: Raul Fernandez e Remy Gardner, ambos na Tech3 KTM Factory, Marco Bezzecchi, Mooney VR46 Racing, Fabio di Giannantonio, Gresini Racing, e ainda Darryn Binder, WithU Yamaha RNF, este último que salta direto da Moto3 para a MotoGP.
No Grande Prémio do Qatar, desde 2016 que a vitória nesta corrida noturna é exclusiva de motos Yamaha ou Ducati. Apenas Maverick Viñales, agora na Aprilia Racing, e Andrea Dovizioso, agora na WithU Yamaha RNF, conseguiram duas vitórias no circuito do Catar, o que revela que vencer em Losail não é fácil e há sempre um lugar para surpresas.
A longa reta da chegada de Losail, vai permitir que as Ducati Desmosedici GP22 (e GP21) possam mostrar toda a sua potência e velocidade máxima, então vai ser no miolo do circuito que a corrida de MotoGP poderá estar mais disputada este ano.
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Quartararo já revelou estar muito à vontade neste circuito, apesar de uma moto não tão veloz como ele gostaria. Já o Francesco Bagnaia, Ducati Lenovo Team, e o seu companheiro de equipe Jack Miller sabem que têm de começar o ano da melhor forma e aproveitar este tipo de circuito rápido que favorece as Ducati para vencer.
Mas por outro lado temos novamente Marc Márquez e Pol Espargaró da Repsol Honda, com as RC213V de fábrica. Este ano promete, observando os resultados dos testes da pré-temporada, a MotoGP vai ser um campeonato muito disputado, corrida a corrida com vários pilotos favoritos ao pódio.
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