Moto 1000 GP: Luvizotto vai correr no Campeonato Espanhol

Piloto da categoria GP 1000 prepara-se para participar de duas etapas do Campeonato Espanhol de Motovelocidade

Por Leandro Lodo

A aposta feita pelo Moto 1000 GP na formação de uma nova geração de talentos para a motovelocidade brasileira tem em Ricieri Luvizotto um de seus principais expoentes. Aos 19 anos, o piloto paulista, que disputa a categoria GP 1000 pela equipe Target Race, prepara-se para participar de duas corridas do Campeonato Espanhol de Motovelocidade. Ele está confirmado nas provas de setembro, em Albacete, e novembro, em Valência, pela categoria Moto2.
 
Luvizotto tem embarque para a Espanha marcado para 3 de setembro. Ele frisa a adoção dos pneus Power Slick da Michelin pela categoria GP 1000 como um dos fatores positivos para sua primeira experiência no Espanhol. “O pneu slick daqui é o mesmo que as equipes de lá usam, isso ajuda bastante, estou mais acostumado ao pneu. Não adiantaria ter um pneu tão bom e não saber usá-lo, e isso eu estou aprendendo no Moto 1000 GP”, afirma.
 
A familiarização aos pneus slick, segundo o piloto, é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos pilotos brasileiros na motovelocidade europeia nos últimos anos. “Vários pilotos que foram para lá sem um contato com esses pneus slick, e assim o piloto acaba não acreditando no que o pneu é capaz de fazer e toma muito tempo dos líderes, a adaptação fica super difícil”, expõe. “Em duas corridas aqui, aprendi um pouco sobre como lidar com isso”.
 
No Moto 1000 GP, Luvizotto integra a categoria GP 1000. É o único dos participantes do campeonato a pilotar uma moto Aprilia. “É um investimento da equipe na marca. Já deu para ver, nessas duas primeiras corridas, que a moto tem um potencial de desenvolvimento enorme. Mesmo sem explorar muito os recursos do equipamento, estamos conseguindo bons tempos, e agora vamos trabalhar na velocidade em retas e saídas de curva”, explica.
 
Luvizotto estreou no Moto 1000 GP na primeira etapa de 2012, em São Paulo. “O piloto da equipe teve um problema, eu fui convidado na véspera da corrida. Fui para o autódromo no domingo sem nem treinar, larguei em último e terminei em nono. Na segunda etapa, em Curitiba, a gente fez um trabalho de preparação. Fiquei em quinto, que é um resultado ótimo para quem ainda está descobrindo como é pilotar uma moto de 1.000 cilindradas”, avalia.
 
Piloto desde 2006, Luvizotto reconhece a eficiência do método adotado pela Target Race. “Estamos desenvolvendo primeiro a minha pilotagem, para depois desenvolver a moto. Não adianta fazermos uma moto totalmente top se a minha bagagem de pista não for suficiente para aproveitar isso”, comenta. “É meu primeiro ano na GP 1000, ainda estou um pouco imaturo com a moto de 1.000 cilindradas, mas o aprendizado tem sido muito bom”, finaliza.
 
A próxima etapa do Moto 1000 GP tem suas provas confirmadas para o dia 23 de setembro em Santa Cruz do Sul (RS). Depois disso, a categoria terá etapas em Brasília (DF), Cascavel (PR) e Rio de Janeiro (RJ) – as duas últimas terão rodadas duplas para as categorias GP Light e GP 1000. O Moto 1000 GP tem patrocínio de Petrobras, Lubrax, BMW Motorrad e Michelin, com apoios de Beta, Shoei, Bell, Calfin, Servitec, Tutto Moto e Öhlins.

Fotos: Sérgio Sanderson

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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