Moto 1000 GP: Grande final no Rio de Janeiro

Pilotos do novo campeonato de motovelocidade do país na expectativa das provas nos dias 19 e 20 de novembro

Por Aladim Lopes Gonçalves

Quando os pilotos entrarem na pista do Autódromo Internacional Nelson Piquet, no Rio de Janeiro, os pilotos do Moto 1000 GP estarão correndo não só pelo reconhecimento nacional, pela visibilidade para a equipe e patrocinadores, mas também por uma premiação inédita na história da motovelocidade brasileira. O campeão da GP 1000, por exemplo, vai ganhar uma moto BMW S1000RR, avaliada em R$ 70 mil, aproximadamente. A etapa final da temporada 2011 acontece nos dias 19 e 20 de novembro, na pista de Jacarepaguá.
 
O Moto 1000 GP ainda ofereceu, ao longo da temporada, uma série de benefícios, especialmente subsídios para a aquisição de lubrificantes, peças e até mesmo para motos BMW. Na GP 1000, por exemplo, o campeão da temporada vai ganhar uma moto BMW S1000RR e o vice-campeão vai levar um kit Ferramentas Beta Profissional e o 3º. colocado recebe três pares de pneus de competição da Michelin.
 
Na GP Light, o campeão vai receber um Kit Ferramentas Beta Profissional, enquanto o vice-campeão vai ganhar dois pares de pneus Michelin e o 3º. recebe um Kit Lubrificantes Petrobras. Já o campeão da categoria BMW S1000RR ganha uma viagem a Alemanha, com direito a acompanhante. Vai conhecer a linha de montagem das motos BMW S1000RR, a equipe oficial BMW do Mundial de Superbike e ainda vai assistir a uma etapa do Mundial de MotoGP, com direito a duas credenciais e visita aos boxes.
 
“O Moto 1000 GP é diferente. Mesmo proporcionando um verdadeiro espetáculo para o público, não se trata apenas de entretenimento. É também um projeto desportivo de preparação de novos pilotos brasileiros”, diz Gilson Scudeler que, junto com Alexandre Barros, é idealizador e organizador do Moto 1000 GP.
 
Os organizadores reiteram que a idéia é promover a profissionalização e consolidar a motovelocidade brasileira. Por isso a preocupação de levar aos pilotos, equipes e patrocinadores visibilidade e promoção de imagem, através de parcerias celebradas. Encerrada a temporada, o Moto 1000 GP vai realizar uma Cerimônia Oficial de Entrega de Prêmios, quando serão atribuídos diploma e troféu aos campeões. Na mesma cerimônia serão também entregues diplomas ao representante construtor da moto dos pilotos campeões, assim como às equipes.

Disputas
Com a chegada da etapa final da temporada, a disputa pelo título está aberta em duas das três categorias. Alan Douglas é o favorito para o título na GP 1000, podendo ser alcançado apenas por Diego Faustino. Na GP Light, Eduardo Costa Neto também está muito perto do título.  Na BMW S1000RR Cup, Ricardo Kastropil já o campeão desde a 4ª etapa, disputada em Santa Cruz do Sul.

Na categoria principal do Moto 1000 GP, a vantagem de Alan Douglas é de 37 pontos sobre Diego Faustino.  São 214 pontos contra 177. Para levar o título Diego Faustino precisaria vencer as duas provas do Rio de Janeiro e torcer para que Douglas não consiga somar mais 13 pontos, ou seja, um quarto lugar. Nesse caso, Faustino chegaria a 227 pontos. Mas com um simples quarto lugar numa das duas provas Douglas faria a mesma quantidade de pontos e os dois empatariam também em número de vitórias na temporada, cinco. Ainda assim Douglas levaria o título no critério seguinte de desempate, o número de segundos lugares: 5 a 1.
 
Na GP Light a situação de Eduardo Costa Neto na disputa pelo título é ainda mais confortável quando se compara à de Alan Douglas, na GP 1000. No caso de Eduardo Costa Neto basta um 9º lugar para assegurar o título caso seu único concorrente, João Victor Batista, o Tripinha, vença as duas corridas restantes, no Rio de Janeiro. Eduardo Costa Neto tem 224 pontos atualmente, com 43 de vantagem sobre Tripinha, que tem 181.

O Moto 1000 GP tem patrocínio oficial de Petrobras, Lubrax e BMW Motorrad, além do apoio de Michelin e Beta Ferramentas e conta com a parceria técnica de Servitec Dinamômetros, Vaz, Akrapovic, K&N, W2 Boots e MRA.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br