Meikon Kawakami faz testes no Red Bull MotoGP Rookies Cup

Jovem piloto do Moto 1000 GP está na Espanha para a disputa da seletiva internacional da competição

Por Aladim Lopes Gonçalves

O piloto paulista Meikon Kawakami, de 12 anos, está na Espanha para a disputa da seletiva internacional para o Red Bull MotoGP Rookies Cup que lhe poderá render uma vaga no programa de formação de pilotos da competição. No Brasil, ele lidera a categoria de formação de pilotos GPR 250 no Moto 1000 GP.

Como piloto da equipe Playstation-PRT no Moto 1000 GP, onde pilota uma Honda CBR 250R, Meikon Kawakami realizou ainda vários testes no circuito de Chukyo, em Nagoya, no Japão. A moto utilizada por ele foi uma Metrakit PreGP com motor de 125 cilindradas, de características mais similares ao equipamento que vai experimentar nos testes da seletiva internacional. Sua adaptação foi supervisionada pelo ex-piloto Morinaga Jason.

A seletiva na Espanha prevê um confronto com mais de uma centena de pilotos de vários países no circuito espanhol de Guadix. Os competidores europeus serão avaliados no primeiro dia de atividades; o segundo dia será reservado aos representantes de outros continentes. Os candidatos de melhor avaliação vão participar de uma terceira bateria de testes no encerramento das atividades, para que se definam os pilotos que serão incorporados ao programa a partir de 2015.

Uma parceria firmada pela Red Bull com a direção do Moto 1000 GP em 2014 estabeleceu a criação de um regulamento próprio na categoria GPR 250 para que o piloto de melhor desempenho nas quatro etapas compreendidas da segunda à quinta prova do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade tivesse a vaga garantida na seletiva na Espanha. Nestas quatro etapas, Meikon Kawakami conquistou uma vitória, um segundo, um terceiro e um quarto lugar.

O Red Bull MotoGP Rookies Cup foi criado em 2007 sob o propósito de acolher jovens talentos da motovelocidade mundial, viabilizando-lhes o suporte técnico e o aprendizado necessário para a sequência de suas carreiras. Todas as etapas do campeonato são realizadas na programação preliminar de provas do Mundial de Moto GP. Todas as despesas de Meikon Kawakami e um acompanhante na seletiva espanhola serão custeadas pelo programa e pelo Moto 1000 GP.

Durante a realização da seletiva, Meikon Kawakami será acompanhado por Alan Douglas, piloto paranaense que conquistou o título principal do Moto 1000 GP em 2011, na categoria GP 1000, e que disputa a atual temporada defendendo o Team Suzuki-PRT. Mantendo contato permanente com o piloto classificado, ele observa no comportamento do líder da GPR 250 no Moto 1000 GP “uma dose de motivação tão forte que chega a contagiar”.

“O Meikon não absorve pressão. A semana no Japão foi de evolução constante”, narra Alan Douglas. “Ele ficou só a três décimos (de segundo) do recorde da pista, e olhe que ele não conhecia a moto. O objetivo principal foi justamente ele se adaptar a uma moto parecida com a que vai usar na seletiva, com motor de dois tempos e 40 cavalos de potência. No Brasil eles usam motor de quatro tempos, a potência é de uns 27 cavalos”, compara.

Meikon Kawakami volta ao Brasil logo após a disputa da seletiva na Espanha para retomar a preparação ao GP Curitiba, sexta etapa do Moto 1000 GP, que acontece no dia 26 de outubro. Com duas vitórias, ele lidera a classificação da categoria GPR 250 com 103 pontos. O vice-líder Lucas Torres, piloto da Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros, também conquistou duas vitórias e está na vice-liderança, com 85. Giovandro Tonini, da Santin Racing, ainda não venceu e está em terceiro, com 60.

Foto: Equipe Sanderson


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br